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Bacharelado em Enfermagem





OBJETIVO GERAL:

- Contribuir para a melhoria da saúde da população através da formação de agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania;
- Formar o enfermeiro generalista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científico, técnico, social, político, ético e habilitado a intervir no processo saúde-doença nos diferentes ciclos de vida preparando profissional da saúde comprometido com a transformação da realidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Formar enfermeiros com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa;
- Formar enfermeiros que compreendam a enfermagem na condição de prática social, historicamente estruturada e socialmente articulada às demais profissões da saúde;
- Produzir de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, nas redes de atenção a saúdes e suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença;
- Garantir parcerias entre ensino e serviços de saúde (assistência, pesquisa e extensão) por meio de estratégias de integração e metodologias reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação da prática;
- Contribuir com a sociedade, formando enfermeiros que atendam padrões da ética, da cidadania e do comprometimento social;
- Incentivar a aplicação dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos de saúde.
- Agregar á projetos municipais/ estaduais/ nacionais que promovam transformações de prática de saúde, contribuindo para efetivação dos princípios do SUS.

PERFIL DO EGRESSO/PROFISSIONAL

A complexidade socioeconômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos profissionais de Enfermagem necessários para atender a demanda pelo exercício profissional nas suas diferentes áreas de trabalho. Desta forma, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e princípios da Enfermagem e com visão do processo saúde/doença.


Neste sentido, o Curso de Bacharelado em Enfermagem apresenta como perfil do formando egresso/profissional o Enfermeiro, generalista, humanista, político, crítico e reflexivo; tecnicamente qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, apto a conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional e locorregional, considerando a atenção primária em saúde como ordenadora do cuidado, articulada a rede de atenção a saúde, capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e em condições de atuar em equipes multi e interdisciplinares, tendo como referencia a realidade da região amazônica e povos tradicionais, com foco na pessoa humana, família e sociedade, e capacitados a atuar para a transformação da realidade em benefício da sociedade.


Assim, esta proposta de curso considera fundamental contemplar em seu processo educativo:


a) aprender a conhecer: tomando como diretriz as várias possibilidades de leitura de mundo e de realidade que nos cerca, na qual o visto e o não visto, o declarado e o subentendido, o simbólico e o imagético têm grande significado ao lado da apreensão dos múltiplos saberes;
b) aprender a fazer: transformando os fazeres em habilidades e competências indispensáveis à vida em sociedade. Combinar os saberes aprendidos e apreendidos, com as situações de vida, trabalho e relações;
c) aprender e conviver: compreendendo o outro e percebendo as interdependências na realização de projetos comuns; preparando-se para administrar conflitos no respeito pelos valores do pluralismo, de compreensão mútua e paz;
d) aprender a ser: procurando desenvolver a personalidade, exercitando as capacidades de autonomia, discernimento, responsabilidade pessoal e profissional, comportamentos éticos, aptidão para comunicar-se, solidarizar-se e autodeterminar-se.

Neste curso de Enfermagem, adequado às tendências mundiais contemporâneas para a educação em saúde, os alunos "aprendem a aprender". São orientados para buscar e construir seu próprio conhecimento, aprendendo não só a ser enfermeiro, mas também a ser um profissional integrado à realidade social.


O Curso de Enfermagem desenvolve as competências e habilidades profissionais com base na relação direta com o princípio da articulação entre teoria e prática, rompendo com a dicotomia entre o academicismo puro e o pragmático sem reflexão.


O Enfermeiro contempla, ainda, o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde em um sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência, e o trabalho em equipe, bem como desenvolver todas as competências gerais e específicas preconizadas na Resolução CNE/CES N° 03/2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.


Consequentemente, o perfil profissional do egresso do Curso de Enfermagem da FAMAZ conforma-se às delimitações presentes nas citadas diretrizes:


Art. 3° O Curso de Graduação em Enfermagem tem como perfil do formando egresso/profissional: I - Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectua l e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psicosociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano;

A partir desses pilares de formação do enfermeiro evocados pelas Diretrizes, surge a necessidade de direcionamento do curso em prol de competências associadas aos seguintes aspectos: Atenção à saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e gerenciamento; e Educação permanente.


Essas competências gerais definem no futuro profissional o potencial para mobilizar seus recursos cognitivos, ou seja, principalmente saberes, habilidades, capacidades, para conseguirem lidar com aporte crítico às diferentes "situações problema" manifestas no cotidiano profissional (PERRENOUD, 2000).


Dentre as principais competências a serem desenvolvidas no Curso de Bacharelado em Enfermagem, destacam-se:


- Capacidade de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
- Capacidade de analisar criticamente os problemas da sociedade, promovendo soluções de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;
- Capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
- Capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais;
- Capacidade de assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
- Capacidade de tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação.

A formação do Enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos seguintes conhecimentos e ações requeridos para o exercício de competências e habilidades específicas da área de Enfermagem:


- Garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- Trabalhar efetivamente com pacientes, demais profissionais da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;
- Aplicar conhecimentos no plano dos cuidados à saúde em busca de soluções para os problemas clínicos no interesse do indivíduo e da comunidade;
- Analisar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
- Participar de investigações científicas;
- Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta;
- Comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade;
- Trabalhar como agente de promoção de saúde;
- Gerenciar serviços de saúde ;
- Acompanhar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

Assumir o papel de educador junto à comunidade, bem como à equipe de enfermagem e demais profissionais, no processo de formação de recursos humanos, contribuindo para o desenvolvimento da prática profissional.


Nesse constructo de competências gerais e específicas, a formação do Enfermeiro deve contemplar as exigências e particularidades do sistema de saúde vigente em nosso país, ressaltando-se a atenção integral da saúde em um sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência, assim como o trabalho em equipe.



DIFERENCIAL DO CURSO

- Possui uma equipe de professores formada por mestres e doutores.
- Desenvolve trabalhos integradores ao longo do semestre que estimula a produção científica e participação de eventos e congressos nacionais e internacionais;
- Oferece preparo para o estudante realizar intercambio em vários países do mundo;
- Realiza atividades e projetos de extensão comunitária desde o ingresso no ensino superior;
- Insere os estudantes no cenário do SUS para realização de aulas práticas desde o inicio de sua formação;
- Desenvolve um projeto politico pedagógico com utilização de metodologias ativas;
- Possui estrutura física moderna e completa para realização de aulas práticas em laboratórios e também com simulação realística;
- Desenvolve eventos em parceria com estudantes do curso de enfermagem;
- Possui convênios com Hospitais de grande porte e de referência no Estado do Pará: Hospital Ophir Loyola, Hospital Metropolitano, Hospital Gaspar Viana, Fundação Santa Casa, Hospital Pronto Socorro Humberto Maradei, Pronto Socorro Mario Pinotti, Hospital Ordem Terceira;
- Possui convênio com a Secretaria de Saúde de Belém-SESMA: Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, SAMU e UPAs.
- Desenvolve projeto com o Ministério da Saúde: PETSAÚDE.

COORDENAÇÃO:

COORDENAÇÃO EFETIVA:
Prof.(a). Me(a). Juliana Conceição Dias Garcez
Mestre(a) em Enfermagem/Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
COORDENAÇÃO ADJUNTA:
Prof.(a). Me(a). Nahima Castelo de Albuquerque
Mestre(a) em Doenças Tropicais/Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

DURAÇÃO DO CURSO:

10 Semestres


TITULAÇÃO:

Bacharel em Enfermagem


UNIDADE - VAGAS (TURNOS)

250 vagas anuais, sendo 150 vagas no primeiro semestre e 100 vagas no segundo semestre, sendo turmas de 50 vagas para o turno matutino, 50 vagas para o turno vespertino e 50 vagas para o turno noturno.

LEGISLAÇÃO:

ATO REGULATÓRIO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Portaria Sesu n°471, de 22/11/2011, D.O. U n°225, Seção 1, p. 58, de 24/11/2011.

FAMAZ - Faculdade Metropolitana da Amaz™nia

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