Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

23 de dezembro de 2010, 15:13 - Por Conteudo Digital

Aula inaugural da Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ

nao cadastrado

No dia 28 de janeiro, às 19h, será proferida a aula inaugural para os alunos calouros das turmas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Hospitalar e Enfermagem, 1º semestre de 2008, no auditório do Hotel Sagres, av José Malcher, n,2927, São Brás, Belém.

A palestra será ministrada pelo prof. Pós-Doutor Valério Monteiro, Pró-Reitor de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa do UNICEUMA, Centro Universitário do Maranhão, instituição associada à Famaz, cujo tema será “Os desafios da formação superior no cenário amazônico: impasses e perspectivas”.

Valerio Monteiro Neto

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1988), doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Microbiologia pela University of Arizona (EUA – 2006). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Coordenador do Mestrado em Biologia Parasitária do Centro Universitário do Maranhão. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: patogenicidade bacteriana, microbiologia oral e epidemiologia das doenças infecciosas. É autor de capítulo de livro e possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Recentemente, teve um trabalho agraciado com um prêmio da revista Nature Reviews in Microbiology como o melhor trabalho apresentado em congresso internacional da área.

Destaque na Alemanha

O poster de autoria do professor e pesquisador Valério Monteiro Neto, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNICEUMA, foi escolhido como melhor trabalho apresentado no Congresso Internacional sobre a Bactéria Escherichia coli, realizado no período de 9 a 12 de outubro, em Bad Staffelstein (Alemanha).

O título da pesquisa apresentada é Novel type IV pili of enterohemorrhagic Escherichia coli O157: H7 have multifunctional attributes associated with pathogenesis. O estudo analisa a proteína da bactéria denominada de HCP, que propicia a interação da bactéria às células do intestino, e está associada a casos de infecção intestinal sanguinolenta, denominada de colite hemorrágica.

Em alguns casos, a infecção pode evoluir para a síndrome urêmica hemolítica, que é mais grave e, às vezes, fatal. Esta síndrome é caracterizada por insuficiência renal, trombocitopenia (redução do número de plaquetas) e anemia hemolítica.

Por ter múltiplas funções durante o processo de instalação da bactéria, a proteína pode ser utilizada em uma futura vacina. Daí a importância de uma pesquisa científica sobre o assunto.

O principal reservatório da bactéria é o rebanho bovino. Entre as fontes de infecção estariam a carne contaminada (mal cozida) e verduras mal lavadas. A eventual contaminação da carne ocorreria durante o processo de remoção das vísceras do animal e a das verduras seria decorrente da utilização de esterco bovino na plantação para a fertilização do solo. Estudo realizado, em 2003, com animais destinados ao abate em nosso estado, detectou a presença da bactéria em mais de 70% dos animais utilizados na amostragem. Por isso, algumas medidas simples, mas eficazes, como o cozimento adequado da carne, uma lavagem bem feita das verduras, proteção dos alimentos contra as moscas, entre outras, podem evitar a aquisição da infecção.