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23 de dezembro de 2010, 15:13 - Por Conteudo Digital

Normalização de trabalhos acadêmicos e científicos

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A palestra “Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Científicos” proferida no dia 09 de Abril de 2008 pela docente Ciane Martins Oliveira abordou o papel da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1940, é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission), e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e AMN (Associação Mercosul de Normalização).

As normas da ABNT são aplicadas em diversas áreas, entre outras no meio educacional, nas produções acadêmicas e científicas.

Observa-se que a maioria dos alunos possuem dificuldades para normalizar os trabalhos acadêmicos, no entanto, as normas precisam ser consultadas e não decoradas. Sendo assim, tanto o discente quanto os docentes devem procurar a biblioteca, para consultar a ABNT.

As principais informações que devem ser observadas são os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; a construção correta de um sumário, capa, citações diretas e indiretas e referências. As normas ajudam a organizar os trabalhos, porém o principal é o conteúdo dos mesmos, o que torna indispensável o hábito da leitura.

As bibliotecas universitárias têm a missão de auxiliar ou dar sustentação básica aos programas de ensino, pesquisa e extensão das universidades por meio de seus acervos, produtos e serviços de informação. Possuem também o papel de colaborar para que as mesmas sejam, de fato, ambientes que favoreçam a criação cultural e a construção do conhecimento.

A Semana da Biblioteca foi um passo inicial de um projeto de extensão que a FAMAZ está elaborando, onde serão disponibilizados diversos cursos, dando continuidade aos assuntos das palestras ministradas ou novas que surgirão de acordo com as necessidades dos discentes.