11 de agosto de 2015, 23:30 - Por Vidas

projeto Pai Presente é lançado na FAMAZ

Discentes do curso de Direito marcam presença em evento.

No artigo 226 da Constituição Federal de 1988, o direito a paternidade é garantido para todos os cidadãos. Pensando nisso, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), juntamente com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), realizou no último dia 07 no Auditório da Instituição, a apresentação do Projeto ‘‘Pai Presente’’. O projeto tem a parceria entre a FAMAZ e o Tribunal judiciário do Pará (TJPA).

Coordenação do NPJ fala aos presentes.

O ‘‘Pai Presente’’ realizará audiência de conciliação e mediação para os supostos pais que tenham dúvidas e desejam se submeterem ao exame de DNA, que serão realizados gratuitamente. A declaração de paternidade pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe ou filho maior de 18 anos. Em todos os casos, o CEJUSC FAMAZ estará apto a coletar a declaração e realizar a mediação entre as duas partes, para obter o reconhecimento voluntário da paternidade.  O projeto Pai Presente foi criado em Agosto de 2010, pela Corregedoria Nacional da Justiça e tem por objetivo promover o reconhecimento de paternidade responsável para milhares de crianças e adolescentes de todo o país, assegurando a sua verdadeira identificação genética e garantindo o desenvolvimento psicológico e social dos mesmos.

A juíza titular do juizado especial civil e coordenadora do CEJUSC FAMAZ, Ana Patrícia Fernandes, conta que o projeto de alta importância para a comunidade e para os alunos da FAMAZ. ‘‘O aluno vai ter contato direto com a prática através das pessoas que aqui serão atendidas. Esse trabalho que é voluntariado, e irá fazer com que esse aluno participe de ações que vão trabalhar a mediação e a politica judiciaria’’, releva.

A vivência entre a teoria e a prática contribuirá de forma relevante na vida profissional dos alunos da FAMAZ, é o que fala a Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), professora Cristine Alves. ‘‘Nossos alunos atenderão várias pessoas, com variados tipos de casos, através do projeto Pai Presente. Com isso, esses discentes aprenderão com esse público como se portar mediante as situações, aprenderão a como fazer mediações e conciliações’’, afirma.

Na ocasião estavam presentes professores do curso de Direito e alunos do 7º, 8º e 9° semestres da instituição. A aluna Cleonice Azevedo, do 7º semestre, estava ansiosa pelo evento e pelo lançamento do projeto. ‘‘Estou indo para a fase de aulas práticas e com esse novo projeto aqui na FAMAZ, vai ser um divisor de águas. Irá ajudar muito a tirar minhas dúvidas acadêmicas, afinal, pretendo falar no meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre o Direito Civil. Minha expectativa está altíssima’’, conta.

O curso de Direito da FAMAZ foi inaugurado em Agosto de 2011. Rosivaldo Cardozo, aluno do 9º semestre conta que a instituição formará profissionais capacitados. ‘‘O aprendizado dado na FAMAZ vai além das expectativas. Eu sou um dos primeiros alunos do curso e só tenho a elogiar a instituição. A grade curricular é perfeita, os professores são muito bem qualificados. O ensino é puxado e de extrema qualidade. A FAMAZ vai formar excelentes advogados!’’, afirma o aluno.

Informações: Travessa Quintino Bocaiúva, nº 143 – Reduto 0 CEP: 66.053-000 – Belém – PA.

Fones: (91) 3222-7560 / 3222-7559

E-mail: cejusc@famaz.edu.br

Para mais informações sobre o Projeto ‘‘Pai Presente’’, acesso o site do Tribunal Judiciário do Pará.

Clique no brasão do Tribunal de Justiça Do Estado do Pará