Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

31 de março de 2017, 21:19 - Por Cristina Martins

FAMAZ é a melhor IES da região Norte, na avaliação do MEC.

Na avaliação divulgada no início de março, a FAMAZ se destaca com nota 4 (na escala de 1 a 5) pelo IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC. O resultado confirmou algumas importantes conquistas para a instituição, como a de melhor faculdade do Estado por dois anos seguidos. Alçou também o topo como a melhor IES entre todas do Pará e da região Norte, sejam públicas ou particulares.  E no ranking nacional, a FAMAZ ficou entre as cinquenta melhores faculdades de todo o Brasil. Outros destaques foram  os cursos de Direito e de Administração, esse avaliado com nota 4. O curso de Direito  levou nota 5 e, com isso, passa a ser o único do Pará conceituado com a nota máxima.

Posição geral -  O Grupo CEUMA se destacou pelo terceiro ano seguido. No cômputo geral, todos os cursos de todas as IES da rede mereceram nota geral de 3 a 5. Isso vale não só para os campus do Maranhão, mas, também para as IES do Pará (Famaz) e do Distrito Federal (Unieuro). Apenas o CEUPI, no Piauí, não pôde ser avaliado porque o MEC ainda não realizou o ENADE para a área de Engenharia, especialidade da instituição

Entendendo a nota - O MEC formula sua avaliação com base em conceitos e notas e considera três parâmetros principais: IGC, CPC e ENADE. O IGC (Índice Gerald e Cursos)  analisa  as instituições em si e considera, entre outros indicadores, a média ponderada do CPC e a média dos conceitos dados pela CAPES na avaliação trienal mais recente. O CPC (Conceito Preliminar de Curso) é o indicador de qualidade de cada curso, especificamente, e é calculado no ano seguinte ao Enade de cada área. Considera esse Exame, mais a capacitação dos professores, o padrão da infraestrutura, os recursos didáticos, tecnologias, equipamentos e outros itens. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avalia o aprendizado dos alunos, que, por sua vez, avaliam a capacitação dos docentes, a estrutura, as ferramentas didáticas e o projeto pedagógico do curso. É feito anualmente agrupando os cursos por áreas de conhecimento (Saúde, Humanas, Exatas etc).