Ação Social de Bujaru bate recorde em participação de alunos e professores em serviços para comunidade
No domingo, 20 de maio, foi a décima quinta edição da Ação Social de Bujaru e a sexta vez consecutiva em que a Famaz participou do evento. Foram 16 cursos e 260 alunos professores e alunos. Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Biomedicina, Radiologia, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e Educação Física trabalharam em conjunto no Circuito Integrado Famaz Educa, voltado a crianças de 5 a 12 anos, com atividades como teatro de fantoches, educação ambiental, desenhos temáticos, jogos educativos, higiene corporal, higiene bucal, educação alimentar, autoproteção e prevenção da violência sexual, práticas esportivas, recreação e lazer. Rendeu tão bem que Pedro Henrique, de 8 anos, saiu satisfeito, “As historinhas contadas são legais e ainda ganhei bombons”, afirmou ele. Beatriz Rocha é aluna da Enfermagem e aprovou totalmente o contato com a comunidade. “Hoje procuramos trabalhar o lúdico com as crianças aqui da cidade e o resultado é muito positivo. Ensinamos um pouso sobre saúde e aprendemos também. Isso é muito gratificante”.
Administração e Recursos Humanos também atuaram integrados em orientações como melhorar o negócio próprio, em comunicação organizacional e na elaboração de currículos. Já as Engenharias Civil e de Produção prestaram informações e técnicas sobre as estratégias de melhoria na qualidade dos serviços. Ciências Contábeis deu atendimento em finanças pessoais e orçamento familiar, além de orientar o empreendedor individual. Serviço Social fez apresentação com fantoches e pinturas, além da palestra sobre programas de transferência de renda e de atenção básica á saúde. Já o curso de CST em Gestão Hospitalar realizou ação educativa sobre o uso adequado de antibióticos recorrendo a caracterização em personagens das bactérias, da caixa de remédios com paródias e panfletagem.
O curso de Medicina prestou atendimento na unidade municipal de saúde com consultas e coleta de PCCU. A dona-de-casa Maria Raimunda da Silva, de 47 anos, todos os anos, participa da Ação para ter atendimento médico e, masi uma vez, saiu satisfeita. “Os alunos e professores são bem atenciosos. Não temos essa oportunidade aqui no município, mas quando chega a Ação Social aproveitamos para colocar tudo em dia”,disse ela. Os alunos da Medicina foram orientados pela Professora Deusa Brito, que classificou de positiva a experiência com a população. “É esse público que devemos atingir. A população das comunidades que não tem acesso à saúde e a médicos quando eles necessitam”, finalizou.
Para o coordenador do Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão (NUPEX), prof. Constantino Alcântara, este recorde de participação da Famaz exprime o elevado e crescente nível de interesse dos cursos, dos alunos e professores em promover ações diretas à comunidade. “Nossos serviços beneficiaram centenas de pessoas, com ações cada vez mais abrangentes, reforçando o papel importante da extensão comunitária, da integração ensino x extensão e da responsabilidade social da Famaz”, finalizou.