16 de maio de 2018, 22:19 - Por Vidas

Curso de Gestão Ambiental visita Tomé-Açu e aprende com cooperativa agrícola

O curso CST em Gestão Ambiental fez visita técnica ao município de Tomé-Açu, nos dias 11 e 12 de maio, para conhecer o sistema agroflorestal da região e a Cooperativa local, a CAMTA, Cooperativa Mista de Tomé-Açu, uma das mais exitosas do Pará e que trabalha com produção e comercialização de frutas regionais. No primeiro dia os alunos percorreram as propriedades de agricultores familiares que trocaram a monocultura da pimenta-do-reino pelo plantio alternado de várias espécies frutíferas com boa aceitação em mercados maiores. A Professora Etiane Silva, que leciona a disciplina “Técnicas de Conservação de Recursos Florestais”, ressaltou a importância de eles conhecerem o modelo de cooperativismo adotado pela comunidade . “Esta experiência acresce a formação de nossos alunos, pois eles veem na prática o que é tratado em sala de aula”, disse ela. O aluno Marcos Cleison Barros Martins, do 4º período, disse que as visitas técnicas são um grande diferencial do curso. ” Como essa formação é curta, essas visitas ampliam a visão da realidade e, em certa medida, do que é esperado do gestor ambiental”, acrescenta ele.