Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

23 de dezembro de 2010, 15:13 - Por Conteudo Digital

Pioneiro da profissão no Brasil

nao cadastrado

Os alunos do Curso de Administração da FAMAZ, ao encerramento da Semana Acadêmica no passado dia 9 – Dia do Administrador – prestaram uma significativa homenagem ao Professor Raymundo Albuquerque, integrante da direção desta Faculdade e pioneiro da profissão no Brasil.
Ele fez parte da primeira turma de Bacharéis em Administração diplomada em dezembro 1958, no Rio de Janeiro, pela Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getulio Vargas.
A turma era composta de 28 jovens oriundos de diversos Estados, portadores de bolsas de estudos conferidas por Órgãos Governamentais, em cumprimento ao programa de formação de elites dirigentes proclamado pela ONU – Organização das Nações Unidas – inserido em projetos destinados ao soerguimento das Nações abaladas pela Segunda Guerra Mundial ou em estágio de sub-desenvolvimento – expressão usada à época – e que identificava a situação na qual se encontrava nosso país.
A profissão de administrador só foi criada pelo Ministério do Trabalho, em 1965, isto é, sete anos após a diplomação da primeira turma e, simultaneamente, foi normatizada pelo então Ministério da Educação e Cultura.
A oficialização da profissão no Brasil se deve, em boa parte, ao esforço desenvolvido pelas turmas que concluíram o curso após 1958, cuja formação acadêmica era até então restrita à Fundação Getulio Vargas em suas escolas sediadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O Ministro do Trabalho da época, Jarbas Gonçalves Passarinho designou, em Portaria, os nove membros do primeiro Conselho Regional de Administração Pará – Amapá, do qual fez parte o Professor Raymundo Albuquerque, único diplomado em curso superior de administração, sendo as oito vagas de Conselheiros preenchidas por pessoas que foram consideradas profissionais provisionados.
Ao professor Raymundo Albuquerque, as nossas homenagens pela sua trajetória de vida, pessoal e profissional.