Assistência a romeiros
nao cadastrado
Alunos da FAMAZ participaram, intensamente, do Círio de Nossa Senhora de Nazaré realizado no último dia 13 e prestaram assistência a romeiros dentro do sistema montado pela Cruz Vermelha Brasileira.
Quase cem alunos, dos Cursos de Enfermagem, Gestão Hospitalar, Administração e Ciências Contábeis de nossa Faculdade estiveram integrados às equipes da Cruz Vermelha Brasileira no trabalho de assistência a romeiros durante as oito horas de deslocamento do Círio, da Catedral Metropolitana de Belém, situada na Praça da Sé até a Basílica Santuário, no Largo de Nazaré.
POSTOS MÉDICOS
No percurso da procissão foram instalados dezesseis Postos de Assistência Médica, coordenados pela Cruz Vermelha e integrados por universitários da área. Em todos eles haviam alunos de nossa Faculdade, integrados à equipe de saúde, no atendimento aos casos mais freqüentes que foram: desmaios, crises hipertensivas, crises epiléticas e curativos em sua várias modalidades resultantes de quedas, baques e cortes.
SOCORRO E RESGATE
Alunos da FAMAZ estiveram ao longo do cortejo e ao meio da multidão, socorrendo acidentados e transportando-os em macas apropriadas até o Posto mais próximo para a vítima receber – o mais rápido possível – o socorro e a assistência médica necessária.
A tarefa foi executada com alto índice de qualidade, pois os agentes que cumpriram esse sistema de apoio foram habilitados através de um cuidadoso treinamento efetuado na semana anterior ao Círio.
COORDENAÇÃO
A Coordenação de nossas equipes esteve a cargo dos Coordenadores de Cursos, Professores Adriana Oliveira e Flávio Moura, coadjuvados pelo representante discente Danilo Tayguara e pela representante docente Profa. Amanda Fecury.
AGRADECIMENTO
No dia seguinte à realização da grande procissão de fé de todos os paraenses, a direção da Cruz Vermelha no Estado do Pará agradeceu formalmente à Faculdade Metropolitana da Amazônia, a seus dirigentes, professores e alunos a colaboração prestada ressaltando a sensibilidade social e humana de quantos fazem a FAMAZ.