Alto contraste A- A A+
Login
Home

Famaz

Quem Conhece Faz

A Faculdade

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) começou a ser pensada no primeiro semestre de 2005 e, precisamente, no dia 28 de junho daquele ano, a Assembleia Geral do Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia (EUROAM), Pessoa Jurídica de Direito Privado – sem fins lucrativos, fundado em 1992, com sede e foro em Brasília, que àquela altura já era mantenedor do Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO), decidiu expandir suas atividades para o Estado do Pará.

A implantação dessa nova unidade de ensino superior do Grupo foi respaldada pela experiência e pela competência institucionais sedimentadas e demonstradas ao longo de quase duas décadas, vivenciadas pelas unidades de ensino da capital federal.

Obedecidas às disposições legais e procedida a avaliação por parte de técnicos do MEC foi exarado o Parecer nº 145/207 da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, que respaldou a Portaria Ministerial nº 807/2007, publicada no Diário Oficial da União nº160, de 20 de agosto de 2007, Seção 1, p. 9, concedendo o credenciamento à Faculdade. No mesmo ato foi aprovado o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional por 5 (cinco) anos como também o Regimento da FAMAZ.

No contexto de criação da FAMAZ, seus objetivos são:

I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II. Formar recursos humanos nas áreas de conhecimento em que atua aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, promovendo ações para sua formação continuada;

III. Incentivar a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e, simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

VII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

VIII. Contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Estado do Pará, em particular, o bem-estar social e a prosperidade do povo amazônico.

A FAMAZ tem como propósito promover ensino, focado na aprendizagem, que permita o desenvolvimento do indivíduo de modo integral, visando à auto-realização e à formação de profissionais com visão tanto generalista quanto multidisciplinar e conscientes de seu papel social de envolvimento com as mudanças. Entretanto, sem perder a perspectiva da visão empreendedora no sentido da consolidação de novos negócios, sempre em um contexto de atualização contínua, proporcionando aos alunos formação acadêmica que possibilite atuação no mercado regional, sem, contudo, perder de vista os mercados nacional e internacional.

 Em 2007 foram autorizados a funcionar os Cursos de Bacharelado em Administração (Portaria Sesu nº738, de 23/08/2007, D.O.U de 24/08/2007), Ciências Contábeis e Enfermagem (Portarias Sesu nº797, de 13/09/2007, D.O.U de 14/09/2007) e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (Portaria Sesu nº503, de 12/09/2007, D.O.U de 13/09/2007), tendo sido realizada, já no mês de Outubro, a aula inaugural da Faculdade, entrando em imediato funcionamento o Curso de Enfermagem. No primeiro semestre de 2008 iniciaram-se os três outros cursos, respectivamente: Tecnologia em Gestão Hospitalar e os Bacharelados em Administração e Ciências Contábeis.

Em cumprimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional foram submetidos ao Ministério da Educação e, posteriormente autorizados, em 2010, os seguintes cursos de graduação: Bacharelado em Biomedicina (Portaria Sesu nº1472, de 21/09/2010, D.O.U 22/09/2010) e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (Portaria Sesu nº232, de 06/12/2010, D.O.U de 09/12/2010).

Seguiram-se, as autorizações para o Curso de Bacharelado em Direito (Portaria Sesu nº 212, de 27/06/2011, D.O.U de 29/06/2011), em 2011 e, em 2012, os cursos de Bacharelados em Serviço Social (Portaria Sesu nº49, de 29/05/2012, D.O.U de 01/06/2012), Educação Física e Engenharia Civil (ambos pela Portaria Sesu nº278, de 19/12/2012, D.O.U de 28/12/2012).

Em 2013, além da autorização dos cursos de Bacharelado em Engenharia de Produção (Portaria Sesu nº 113, de 18/03/2013, D.O.U de 18/03/2013), Medicina (Portaria Sesu nº625, de 27/11/2013, D.O.U de 28/11/2013) e do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia (Portaria Sesu nº693, 18/12/2013, D.O.U de 18/11/2013).

Neste mesmo ano a FAMAZ foi recredenciada por meio da Portaria Ministerial nº 854/2013, publicada no Diário Oficial da União nº177, de 11 de setembro de 2013, Seção 1, p. 8.

Nos anos seguintes, em contínua expansão, foram autorizados os cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Marketing (ambos pela Portaria Sesu nº213, 28/03/2014, D.O.U de 28/03/2014) , em 2014; os cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Portaria Sesu nº238, de 05/03/2015, D.O.U de 06/03/2015) e Engenharia Ambiental e Sanitária (Portaria Sesu nº621, de 04/09/2015, D.O.U de 08/09/2015), em 2015 e os cursos de Bacharelado em Psicologia (Portaria Sesu nº31, de 11/02/2016, D.O.U de 15/02/2016) e Odontologia (Portaria Sesu nº35, de 01/03/2016, D.O.U de 02/03/2016), em 2016.

A IES é norteada pelos princípios de liberdade de pensamento e de expressão e do desenvolvimento crítico e reflexivo, com o objetivo permanente de criação e de transmissão do saber e da cultura, devendo:

I. Criar, preservar, organizar e transmitir o saber e a cultura por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;

II. Oferecer ensino de qualidade;

III. Formar cidadãos capacitados para o exercício da investigação e das diferentes profissões;

IV. Privilegiar e estimular a atividade intelectual e a reflexão continuada sobre a sociedade brasileira, defendendo e promovendo a cidadania, os direitos humanos e a justiça social;

V. Promover atividades de extensão e de articulação com a comunidade.

A FAMAZ tem como missão: “Formar profissionais de nível superior com visão de cidadania, espírito ético e domínio de competências específicas em seu campo de atuação, em todas as áreas de conhecimento sob responsabilidade da instituição, assim contribuindo para a consolidação e ampliação da oferta das condições humanas e tecnológicas necessárias à sustentabilidade do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região amazônica, com particular atenção para o contexto da cidade de Belém e do Estado do Pará, incluída a preservação de sua memória histórica e patrimônio cultural”.

Tal missão evidencia o investimento no processo de ensino-aprendizagem que capacita os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Visando atender esta missão, faz-se necessário assumir compromissos que norteiem o gerenciamento das atividades acadêmicas e administrativas da Faculdade Metropolitana da Amazônia:

I. Promover a interatividade harmônica entre os órgãos administrativos e colegiados, oferecendo qualidade e excelência no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, para atender às necessidades da sociedade paraense e brasileira.

II. Cumprir os princípios constitucionais que têm por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, a igualdade de condições para o acesso e permanência com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; a garantia de padrão de qualidade; a valorização da experiência extra-escolar com vinculação entre a educação acadêmica, o trabalho e as práticas sociais.

III. Corroborar as finalidades da educação superior de estimular a produção científica, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, promover a divulgação dos conhecimentos, suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento, promover a extensão a todo o universo de pessoas interessadas em estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, além de formar profissionais para as diversas áreas do mercado de trabalho (art. 43 da Lei 9.394/96).

IV. Promover um ambiente salutar e agradável de trabalho para os profissionais que compõem o corpo técnico-administrativo-docente da instituição, oferecendo condições laborativas dignas e estimulantes para que todos vislumbrem atingir metas pessoais através da obtenção de objetivos organizacionais.

V. Implementar padrões de excelência na organização através do estímulo à qualificação permanente dos seus recursos humanos, da eficiência dos processos internos e do acompanhamento tecnológico dos recursos de trabalho.

VI. Contribuir com o avanço socioeconômico do estado de Pará, não apenas com a qualificação de profissionais aptos ao ingresso no mercado de trabalho, mas também com ações solidárias que objetivam direta ou indiretamente uma maior qualidade de vida à população local.

VII. Dotar a FAMAZ de mecanismos periódicos de avaliação da qualidade do serviço educacional, bem como garantir a sua implementação, o processamento dos dados e a tomada de ações preventivas e corretivas.

Atualmente, a IES possui CI 4, IGC 4 e 10 cursos de graduação reconhecidos – Bacharelados em Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Enfermagem e Serviço Social e os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.

Avaliada pelo MEC como a melhor Faculdade do Estado do Pará  a  Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ possui inicia o primeiro semestre letivo de 2017 com 4.237 alunos regularmente matriculados, 495 colaboradores, sendo 220 membros do corpo técnico-administrativo e 275 docentes com pós-graduação lato sensu e stricto sensu em nível de  especialização,  mestrado,  doutorado e pós-doutorado.

A par dos cursos de graduação, a IES já conferiu títulos de especialização a 471 profissionais e apresenta, no primeiro semestre letivo de 2017, 435 alunos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação lato sensu.

Cursos de graduação na modalidade Bacharelado oferecidos na FAMAZ.

Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pela FAMAZ.

Instalações

 EQUIPE GESTORA

Direção Geral: Profa. Adriana Letícia Barbosa dos Santos

e-mail: dg@famaz.edu.br

Vice-Direção: Prof. Luis Anísio Camarão Chaves

e-mail: luisanisio@famaz.edu.br

Direção Administrativo-Financeira: Sr. Carlos Roberto Fecury Ferreira

e-mail: carlos@famaz.edu.br