Login
Home

Famaz

Quem Conhece Faz

A Faculdade

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA

A Faculdade Metropolitana da Amazônia é credenciada pela Portaria MEC nº 807, de 17 de agosto de 2007, publicada no DOU nº 160, 20/8/2007, Seção 1, p. 9/10 e possui sede próprias e área de abrangência no município de Belém, Estado do Pará.

O projeto de implantação e expansão da FAMAZ, como consigna o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado pelo MEC pela Portaria nº 807, de 17 de agosto de 2007, abrange a oferta de cursos superiores de tecnologia destinados à formação de profissionais requeridos pela região, de acordo com o perfil profissiográfico e as diretrizes curriculares nacionais gerais para esse tipo de ensino superior.

Atualmente a FAMAZ tem Conceito Institucional (CI) 4, Índice Geral de Cursos (IGC) igual a 4 e oferece, em funcionamento, 07 (sete) cursos de graduação, sendo 05 (cinco) na forma de Bacharelado (Tabela 1) e 02 (dois) Cursos Superiores de Tecnologia (Tabela 25 e 26), totalizando um universo de, aproximadamente, 1.500 (Hum mil e quinhentos) alunos regularmente matriculados, nos turnos vespertino e noturno.

Cursos de graduação na modalidade Bacharelado oferecidos na FAMAZ.

Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pela FAMAZ.

Cursos de Graduação, modalidade Bacharelado

Instalações

A FAMAZ expressa o compromisso com a educação superior com qualidade, formando profissionais que conjugam a competência para o mercado de trabalho com o compromisso com o desenvolvimento da sociedade, por meio de sua missão: “Formar cidadãos e profissionais, nas áreas do conhecimento em que atuarem para o desenvolvimento justo e equilibrado da região em que está inserida – o Estado do Pará – e do país, tendo presente valores éticos superiores. Inclui-se na missão da Faculdade Metropolitana da Amazônia há, explicitamente, o compromisso com a preservação da memória cultural e histórica do Estado do Pará, particularmente, com a cidade de Belém, e com o meio ambiente.”

No contexto de criação da FAMAZ, seus objetivos são:

I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II. Formar recursos humanos nas áreas de conhecimento em que atua aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, promovendo ações para sua formação continuada;

III. Incentivar a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e, simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

VII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

VIII. Contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Estado do Pará, em particular, o bem-estar social e a prosperidade do povo amazônico.

 

A FAMAZ tem como propósito promover ensino, focado na aprendizagem, que permita o desenvolvimento do indivíduo de modo integral, visando à auto-realização e à formação de profissionais com visão tanto generalista quanto multidisciplinar e conscientes de seu papel social de envolvimento com as mudanças. Entretanto, sem perder a perspectiva da visão empreendedora no sentido da consolidação de novos negócios, sempre em um contexto de atualização contínua, proporcionando aos alunos formação acadêmica que possibilite atuação no mercado regional, sem, contudo, perder de vista os mercados nacional e internacional.

A IES é norteada pelos princípios de liberdade de pensamento e de expressão e do desenvolvimento crítico e reflexivo, com o objetivo permanente de criação e de transmissão do saber e da cultura, devendo:

  • Criar, preservar, organizar e transmitir o saber e a cultura por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • § Oferecer ensino de qualidade;
  • § Formar cidadãos capacitados para o exercício da investigação e das diferentes profissões;
  • § Privilegiar e estimular a atividade intelectual e a reflexão continuada sobre a sociedade brasileira, defendendo e promovendo a cidadania, os direitos humanos e a justiça social;
  • § Promover atividades de extensão e de articulação com a comunidade.

A FAMAZ tem como missão: “Formar profissionais de nível superior com visão de cidadania, espírito ético e domínio de competências específicas em seu campo de atuação, em todas as áreas de conhecimento sob responsabilidade da instituição, assim contribuindo para a consolidação e ampliação da oferta das condições humanas e tecnológicas necessárias à sustentabilidade do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região amazônica, com particular atenção para o contexto da cidade de Belém e do Estado do Pará, incluída a preservação de sua memória histórica e patrimônio cultural”.

Tal missão evidencia o investimento no processo de ensino-aprendizagem que capacita os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Visando atender esta missão, faz-se necessário assumir compromissos que norteiem o gerenciamento das atividades acadêmicas e administrativas da Faculdade Metropolitana da Amazônia:

Promover a interatividade harmônica entre os órgãos administrativos e colegiados, oferecendo qualidade e excelência no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, para atender às necessidades da sociedade paraense e brasileira.

Cumprir os princípios constitucionais que têm por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, a igualdade de condições para o acesso e permanência com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; a garantia de padrão de qualidade; a valorização da experiência extra-escolar com vinculação entre a educação acadêmica, o trabalho e as práticas sociais.

Corroborar as finalidades da educação superior de estimular a produção científica, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, promover a divulgação dos conhecimentos, suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento, promover a extensão a todo o universo de pessoas interessadas em estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, além de formar profissionais para as diversas áreas do mercado de trabalho (art. 43 da Lei 9.394/96).

Promover um ambiente salutar e agradável de trabalho para os profissionais que compõem o corpo técnico-administrativo-docente da instituição, oferecendo condições laborativas dignas e estimulantes para que todos vislumbrem atingir metas pessoais através da obtenção de objetivos organizacionais.

Implementar padrões de excelência na organização através do estímulo à qualificação permanente dos seus recursos humanos, da eficiência dos processos internos e do acompanhamento tecnológico dos recursos de trabalho.

Contribuir com o avanço socioeconômico do estado de Pará, não apenas com a qualificação de profissionais aptos ao ingresso no mercado de trabalho, mas também com ações solidárias que objetivam direta ou indiretamente uma maior qualidade de vida à população local.

Dotar a FAMAZ de mecanismos periódicos de avaliação da qualidade do serviço educacional, bem como garantir a sua implementação, o processamento dos dados e a tomada de ações preventivas e corretivas.

VISÃO ESTRATÉGICA