Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

O que é FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

P-Fies

O P–Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Site: http://sisfiesaluno.mec.gov.br

Inscrição

Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do P–Fies, acesse o Sistema de Seleção do Fies – Fies Seleção, no endereço eletrônico: http://fiesselecao.mec.gov.br;

19/02 a 28/02 - Período de inscrições nas modalidades do Fies e do P-Fies

05/03/2018 - Resultado da pré-seleção na chamada única e Lista de Espera na modalidade do Fies

12/03/2018 - Resultado da pré-seleção na modalidade do P-Fies

06/03 a 08/03 - Complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na chamada única na modalidade do Fies

06/03 a 30/03 - Os candidatos participantes da Lista de Espera na modalidade do Fies que forem pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no Fies Seleção no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

Contratação

Os candidatos pré–selecionados na chamada única para a modalidade Fies devem complementar suas informações no Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, no período de 6 março até as 23 horas e 59 minutos de 8 de março de 2018, para contratação do financiamento.

I - comparecer na CPSA para validar suas informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies;

II - comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

O CANDIDATO pré-selecionado na modalidade do PFies nos termos do item 3 deste Edital deverá:

Na modalidade P–Fies, não existe a etapa de complementação de informações.

I - comparecer na CPSA para validar suas informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade do P-Fies;

II - comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

Documentação Necessária

O estudante deverá procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino e validar as informações prestadas. Segue abaixo a documentação que deve ser apresentada pelo estudante:

Confira aqui a documentação que deve ser apresentada pelo estudante.

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

Informações sobre Aditamento Renovação, Simplificado e/ou Não Simplificado, Dilatação, Suspensão Temporária, Transfêrencia, Encerramento e outros.

Clique abaixo

SAIBA MAIS

Para mais informações entre em contato

atendimentofinanceiro@famaz.edu.br