Login
Home

Famaz

Quem Conhece Faz

O que é FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 , é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.
Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Nesse período, deve continuar pagando, a cada três meses, A TAXA referente aos juros que incidem sobre o financiamento.
Encerrado o período de carência, o financiamento pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso.

A quem se destina

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016 o ESTUDANTE que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:
I - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio -Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);
II - possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Obs.: Todas as outras informações contidas no site Link (Fies) estão de acordo com a legislação do Ministério da Educação.

Inscrição e Contratação

As inscrições dos ESTUDANTES interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil -Fies referente ao segundo semestre de 2016 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies – Fies Seleção, no endereço eletrônico CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

O Fies Seleção ficará disponível para inscrição dos ESTUDANTES no período de 24 de junho de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 29 de junho de 2016, observado o horário oficial de Brasília-DF. O ESTUDANTE somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016.

Resultado:

O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 30 de junho de 2016. Após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE participante da lista de espera do processo seletivo do Fies acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies Seleção na internet, no endereço eletrônico CLIQUE AQUI

Conclusão da Inscrição no SISFIES:

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no SisFies, no endereço eletrônico CLIQUE AQUI, para contratação do financiamento no período de 15 de julho de 2016 até as 23 horas e 59 minutos de 21de julho
O estudante participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o SisFies, no endereço eletrônico CLIQUE AQUI, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção
2016 - EDITAL Nº 66, DE 01 DE JULHO DE 2016
2016 - EDITAL Nº 65, DE 30 DE JUNHO DE 2016
2016 - EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016

Contratação do financiamento:

Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve:

Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.
Caso o estudante seja aprovado no processo de entrevista, deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, conforme descrito na sua DRI – Documento de Regularidade de Inscrição.
A apresentação de informações ou documentos falsos implicará a reprovação do estudante no processo seletivo do Fies e, se apurada posteriormente à formalização do contrato de financiamento, ensejará seu encerramento, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

Fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

PASSO A PASSO

Confira as etapas a serem seguidas para garantir seu financiamento:

1. Faça sua inscrição no Processo Seletivo

As inscrições são feitas pelo Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br. Você poderá consultar o resultado de sua pré-seleção referente à chamada regular, bem como a lista de espera, no mesmo site onde fez a sua inscrição, conforme calendário do Processo Seletivo.

2. Valide as informações

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no SisFies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br. Após a conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies – Sisfies valide seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua IES em até dez dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. Você deve apresentar alguns documentos especificados por eles para efetuar a contratação do financiamento

3. Formalize a contratação

Compareça em até dez dias na Caixa para formalizar a contratação do financiamento. Esse prazo é contado a partir do 3º dia útil imediatamente após a data de validação da inscrição pela CPSA.

Simulador

O simulador possui caráter meramente ilustrativo e tem por objetivo disponibilizar informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como sobre o montante de recursos a serem despendidos mensalmente para quitá-la.

Simule aqui os valores das prestações a serem pagas durante todas as fases do financiamento, observando que:

O simulador considera o dia de hoje como data de assinatura do contrato;

Os valores das prestações são calculados considerando os dados que você informar ao sistema.

ACESSE AQUI O SIMULADOR

Fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Documentação Necessária

Após concluir a inscrição no SisFIES, o estudante deverá procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino e validar as informações prestadas. Segue abaixo a documentação que deve ser apresentada pelo estudante:

Confira aqui a documentação que deve ser apresentada pelo estudante.

Fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Informações sobre Aditamento Renovação, Simplificado e/ou Não Simplificado, Dilatação, Suspensão Temporária, Transfêrencia, Encerramento e outros.

Clique abaixo

SAIBA MAIS

Para mais informações entre em contato

atendimentofinanceiro@famaz.edu.br