Alto contraste A- A A+
Login
Home

Famaz

Quem Conhece Faz

O que é FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 , é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.
Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Nesse período, deve continuar pagando, a cada três meses, A TAXA referente aos juros que incidem sobre o financiamento.
Encerrado o período de carência, o financiamento pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso.

A quem se destina

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016 o ESTUDANTE que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:
I - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio -Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);
II - possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Obs.: Todas as outras informações contidas no site Link (Fies) estão de acordo com a legislação do Ministério da Educação.

Inscrição e Contratação

As inscrições dos ESTUDANTES interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil -Fies referente ao primeiro semestre de 2017 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies – Fies Seleção, no endereço eletrônico CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

O FiesSeleção ficará disponível para inscrição dos CANDIDATOS no período de 25 de julho de 2017 até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de julho de 2017, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Resultado:

O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 31 de julho de 2017

Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré– selecionados na chamada única. Os demais, não pré – selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.

Conclusão da Inscrição no SISFIES:

Os CANDIDATOS pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2017 deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, e concluir sua inscrição para contratação dofinanciamento a partir do dia 1º de agosto de 2017

Os CANDIDATOS pré-selecionados na lista de espera do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2017 deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento.

Os CANDIDATOS pré-selecionados na chamada única de que trata o subitem 4.1., ou na lista de espera de que trata o subitem 4.2., terão o prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, para concluir sua inscrição no Sisfies, observado o subitem 3.5 deste Edital.

Após a conclusão da inscrição no Sisfies, os prazos de validação junto à CPSA do local de oferta do curso e de comparecimento junto ao agente financeiro para formalização da contratação do financiamento obedecerão ao disposto no art. 4º da Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

PASSO A PASSO

Confira as etapas a serem seguidas para garantir seu financiamento:

1. Faça sua inscrição no Processo Seletivo

As inscrições são feitas pelo Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br. Você poderá consultar o resultado de sua pré-seleção referente à chamada regular, bem como a lista de espera, no mesmo site onde fez a sua inscrição, conforme calendário do Processo Seletivo.

2. Valide as informações

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no SisFies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br. Após a conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies – Sisfies valide seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua IES em até dez dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. Você deve apresentar alguns documentos especificados por eles para efetuar a contratação do financiamento

3. Formalize a contratação

Compareça em até dez dias na Caixa para formalizar a contratação do financiamento. Esse prazo é contado a partir do 3º dia útil imediatamente após a data de validação da inscrição pela CPSA.

Simulador

O simulador possui caráter meramente ilustrativo e tem por objetivo disponibilizar informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como sobre o montante de recursos a serem despendidos mensalmente para quitá-la.

Simule aqui os valores das prestações a serem pagas durante todas as fases do financiamento, observando que:

O simulador considera o dia de hoje como data de assinatura do contrato;

Os valores das prestações são calculados considerando os dados que você informar ao sistema.

ACESSE AQUI O SIMULADOR

Fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Documentação Necessária

Após concluir a inscrição no SisFIES, o estudante deverá procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino e validar as informações prestadas. Segue abaixo a documentação que deve ser apresentada pelo estudante:

Confira aqui a documentação que deve ser apresentada pelo estudante.

Fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Informações sobre Aditamento Renovação, Simplificado e/ou Não Simplificado, Dilatação, Suspensão Temporária, Transfêrencia, Encerramento e outros.

Clique abaixo

SAIBA MAIS

Para mais informações entre em contato

atendimentofinanceiro@famaz.edu.br