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Bacharelado em Biomedicina



OBJETIVO GERAL:

Os objetivos do curso de graduação em questão - conhecimentos, atitudes, valores - presentes na caracterização do perfil do sujeito a ser formado, envolve dimensões, nos eixos: formação geral, formação profissional e cidadania. Amparadas nessas considerações o curso de graduação de Bacharelado em Biomedicina da FAMAZ exibe como objetivo geral:


Formar biomédicos cidadãos com competências técnico-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de biomedicina no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada à população.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Na operacionalização do objetivo geral do curso, temos os seguintes objetivos específicos:


- Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de trabalho de conclusão de curso e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;
- Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal;
- Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão;
- Exercitar a investigação científica como atividade fundamental na integralidade da assistência em saúde;
- Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelo sistema de saúde do município de Belém.

Estes objetivos do curso de biomedicina reafirmam os compromissos institucionais em relação à qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração, bem como com o perfil do egresso.



PERFIL DO EGRESSO/PROFISSIONAL

O curso de graduação de Bacharelado em Biomedicina apresenta como perfil do formando egresso/profissional o Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.


Desta forma, o Curso de Biomedicina oferece subsídios para tornar o profissional apto a:


- atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas;
- incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
- reconhecer a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
- reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
- sentir-se membro do seu grupo profissional;
- reconhecer-se como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
- comprometer-se com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais;
- reconhecer o perfil epidemiológico das populações e responder às especialidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde;
- responsabilizar-se pela qualidade da assistência prestada ao ser humano nos vários níveis de saúde (primário, secundário e terciário);
- planejar e implementar pesquisas e outras produções do conhecimento que promovam a qualificação do fazer do biomédico;
- participar das associações e conselhos profissionais e cooperativas de saúde e/ou Biomedicina;
- desenvolver inteligência interpessoal (saber trabalhar em equipe).

O presente perfil do egresso mantém coerência com os objetivos do curso e com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Biomedicina.


A partir desses pilares de formação do Biomédico evocados pelas Diretrizes, surge a necessidade de direcionamento do curso em prol de competências associadas aos seguintes aspectos: Atenção à saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e gerenciamento; e Educação permanente. Essas competências gerais definem no futuro profissional o potencial para mobilizar seus recursos cognitivos, ou seja, principalmente saberes, habilidades, capacidades, para conseguirem lidar com aporte crítico às diferentes "situações problema" manifestas no cotidiano profissional.


Dentre as competências específicas a serem desenvolvidas no curso de graduação em Bacharelado em Biomedicina, destacam-se:


- respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
- atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
- reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
- exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
- emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
- conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
- realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
- atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
- realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
- atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
- exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
- gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
- atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
- assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
- avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
- formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
- ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
- exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.

Neste contexto, a formação do biomédico deverá atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e o trabalho em equipe.



DIFERENCIAL DO CURSO

O curso de Bacharelado em Biomedicina da FAMAZ visa o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco interdisciplinar e centrado no discente, tendo por base a formação para a atuação integral em diversas áreas da saúde. A formação discente no curso apresenta como diferenciais o desenvolvimento de projetos (extensão, de iniciação científica e de ensino-aprendizagem) que estimulam a autonomia discente, a promoção da cidadania e da responsabilidade social, bem como a pesquisa acadêmica, inserindo o aprendiz no contexto da atuação do profissional Biomédico.


Outros diferenciais apresentados no curso de Bacharelado em Biomedicina da FAMAZ são corpo docente experiente e com qualificação de excelência, infraestrutura laboratorial multidisciplinar e especifica moderna para aulas práticas, acervo bibliográfico atualizado, com ampla base de dados online e de biblioteca virtual para complementação da formação discente, parcerias com entidades e instituições públicas e/ou privadas, buscando o pleno desenvolvimento das atividades teóricas, práticas e de estágio curricular supervisionado, a operacionalização de programas e projetos voltados à produção do conhecimento científico e tecnológico e associações de classe, vislumbrando a cooperação científica, técnica, tecnológica, pedagógica, a ampliação e a diversidade dos cenários de aprendizagem para os discentes do curso de graduação de Bacharelado em Biomedicina.




COORDENAÇÃO:

COORDENAÇÃO EFETIVA:
Prof(a). Dr.(a.) Katarine Antonia dos Santos Barile
Formação (Maior titulação):
Doutor(a) em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários/Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

COORDENAÇÃO ADJUNTA
Prof.(a).Dr.(a.)Bruna Pedroso Tamegão Lopes Cavalleiro de Macedo
Doutor(a) em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários/Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

DURAÇÃO DO CURSO:

8 Semestres


TITULAÇÃO:

Bacharel em Biomedicina - Biomédico(a)


UNIDADE - VAGAS (TURNOS)

São ofertadas 300 vagas anuais (150 vagas semestrais, sendo 50 vagas para o turno matutino, 50 vagas para o turno vespertino e 50 vagas para o turno noturno).

LEGISLAÇÃO:

ATO REGULATÓRIO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO
Portaria Sesu n°431, de 29/07/2014, D.O. U n°145, Seção 1, p. 30, de 31/07/2014.

FAMAZ - Faculdade Metropolitana da Amaz™nia

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