17 de julho de 2013, 20:24 - Por Vidas

Pós-graduação: Pioneiras da Enfermagem do Trabalho visitam a Famaz

Os cursos de pós-graduação da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) são diferenciados. Conta com projeto pedagógico atualizado e focado para as necessidades do mercado, além de ter um corpo docente de alto nível. O curso de Pós-graduação em Enfermagem no Trabalho, recebeu no início de Julho, duas professoras referências na Enfermagem no Trabalho para uma troca de experiência.

A professora Drª Maria Yvone Chaves Mauro, profissional altamente gabaritada e referência na Enfermagem do Trabalho falou sobre Ergonomia e o perfil do Enfermeiro do Trabalho no país. E a Professora Adjanete Barbosa, Enfermeira da Petrobrás,palestrou sobre o funcionamento da Enfermagem do Trabalho em uma empresa com o porta da petroleira nacional.

A visita das docentes teve como objetivo a conclusão do módulo teórico da turma pioneira do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Para o coordenador do curso, professor Fernando Molento, ações como esta fazem o diferencial. “Debates com profissionais de alto nível engrandecem ainda mais o potencial de nossos alunos. E a vinda destas professoras também visa fortalecer a Enfermagem do Trabalho, afinal iremos trabalhar bastante para que em breve possamos ter uma secção da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT), aqui no Pará, e o melhor, nascendo aqui na Famaz”, finalizou o docente.

Durante a roda de conversa com os alunos as professoras trocaram experiências e conheceram um pouco mais sobre a realidade local. Para a professora doutora Maria Yvone Chaves Mauro os cursos de Enfermagem no Brasil precisam conhecer a ergonomia para evitar doenças ocupacionais. “Nossa classe precisa compreender um pouco mais a ergonomia. Se não tiverem este entendimento não terão maturidade suficiente para exercer a função com saúde. A ergonomia adapta o trabalhador e evita riscos de doenças ocupacionais. Há muito conhecimento teórico e pouca prática”, revelou.

A Enfermeira do Trabalho Adjanete Barbosa, profissional com 21 anos de experiência relatou o cotidiano de uma grande empresa. “Há empresas preocupadas com a saúde de seus colaboradores. Com a minha experiência ajudarei estes profissionais a terem uma visão em ampla da profissão”.

Vander Pereira é aluno do curso de pós-graduação da Famaz. Ele atua como coordenador de uma Unidade de Saúde em Bragança, nordeste paraense. Para ele a visita das duas profissionais gabaritadas na Instituição valeu a viagem. “É uma oportunidade única ter estas profissionais aqui na Instituição. Uma pioneira da Enfermagem no Trabalho e a outra com larga experiência profissional. Isso faz com que estejamos mais envolvidos nos estudos e mostra a qualidade deste curso”, finalizou o discente.