2 de março de 2015, 22:43 - Por Vidas

Comissão Organizadora do Conexão FAMAZ visita Vila da Barca

DSCN5872

Comissão reúne com a comunidade

Contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade da Vila da Barca. Esse é o objetivo do programa Conexão FAMAZ, que iniciou 2015, com tudo e passou a assumir o trabalho comunitário, que antes era desenvolvido pelo Trote Solidário.  A comissão visitou a Vila da Barca, no último sábado (28), para analisar as dificuldades que a população encontra diariamente.

Para o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAMAZ, professor doutor Constantino Alcântara, humanizar os alunos é fundamental neste processo. “O objetivo principal da ação é aproximar os alunos, especialmente os calouros, da comunidade para que eles pudessem ver os projetos implantados e as ações já realizadas, desta forma conseguimos trabalhar o social com nossos alunos desde cedo”, revelou.

Problemas sociais como falta de saneamento básico, desemprego, segurança pública e moradia são comuns no cotidiano da comunidade. E atitudes como as da FAMAZ possibilitam dias melhores para os moradores da área. “A Comunidade melhorou muito depois que a FAMAZ começou a ajudar a gente. Agora já temos um centro comunitário para realizar eventos da comunidade e e contribuir para o desenvolvimento do social, esta é a nossa casa e podemos receber todos de braços aberto”, relata a Presidente da Associação dos Moradores da Vila da Barca, Rosalva Pantoja.

DSCN5904

Alunos fazem tour pela Comunidade da Vila da Barca

A FAMAZ já realizou várias benfeitorias na Vila da Barca, tais como: implantação da rádio comunitária, a revitalização da capela mortuária, a reforma do centro comunitário, além de periodicamente realizar eventos para  arrecadação de fundos em prol da população daquela comunidade. E o desafio é cada vez maior. “É importante que os alunos vejam com os próprios olhos o que o programa está fazendo de fato. Uma coisa é a teoria, é a discussão dos projetos nas reuniões, outra coisa totalmente diferente é ver que esses projetos estão realmente sendo implantados, estão ajudando e melhorando a vida daquela comunidade”, esclarece Bruna Oliveira, aluna do curso de enfermagem e membro da Comissão Coordenadora do Programa.