Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

27 de abril de 2015, 17:57 - Por Vidas

Semana Acadêmica da FAMAZ debateu a Amazônia e Políticas Públicas

Coordenadores do evento com a Drª Edna CastroA Faculdade Metropolitana da Amazônia- FAMAZ, como instituição de ensino superior comprometida com a realidade e com o desenvolvimento da Amazônia, colocou para reflexão de seus alunos durante a 5ª edição da Semana Acadêmica Integrada, que ocorreu no período de 13 a 17 de abril, a problemática de nossa região, num debate que envolveu e integrou acadêmicos dos quinze cursos de graduação da Faculdade.

Este ano, a Semana Acadêmica centrou seu foco no grande tema: “A Amazônia e Políticas Públicas”, analisado durante as setenta atividades selecionadas, sendo vinte e oito palestras, vinte e um minicursos, três lançamentos de livros, um treinamento e nove oficinas.

A Diretora Geral, professora Adriana Letícia, antes ela atuava como Coordenadora Geral Pedagógica – se mostrou bastante satisfeita com o quantitativo de alunos da FAMAZ e de fora da Instituição presentes no evento. Destacou ela: “O crescimento da Semana Acadêmica Integrada se deu em virtude do planejamento integrado das coordenações de curso, NUPEX e NADOC e de toda a equipe de profissionais que pensaram este evento, oito meses antes dele começar e, agora podemos mensurar os frutos deste trabalho sério e competente”.

Na mesma ocasião, o coordenador do NUPEX  e um dos responsáveis pela  realização da 5ª  Semana Acadêmica professor doutor Constantino Alcântara falou sobre a Alunos da área da saúde participaram de minicursosperspectiva dos organizadores. “Aprendemos muito com as edições anteriores e amadurecemos esse resultado, o qual situa a Famaz como instituição de excelência na Amazônia”.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio Discente e Docente (NADOC), professora Fabiana Pimentel, durante a Semana Acadêmica Integrada a FAMAZ respirou a multidisciplinaridade. “Nas atividades existiam alunos de cursos diferentes interagindo e em busca de conhecimento. Esse é o nosso objetivo, formar profissionais diferenciados e  capazes de refletir o cotidiano”.

Trabalhos Acadêmicos – As alunas Isabelle Barlete e Andrea Otonni, são alunas do último semestre do curso de Enfermagem. Elas apresentaram quatro trabalhos acadêmicos e pretendem enveredar pela área docente após formadas. “Tudo começou com a disciplina Estágio Supervisionado I e não paramos mais. E a semana acadêmica, colaborou para aumentar nosso entusiasmo e nossa dedicação”, destacou Isabelle.

Trabalhos Academicos“Sempre procuramos participar de congressos. Já estivemos em vários e graças aos incentivos que recebemos de nossos professores e da coordenação de curso, procuramos buscar cada vez mais conhecimento”, afirmou Andrea.

Mateus Menezes, aluno do terceiro semestre do curso de Engenharia Civil, durante a Semana Acadêmica Integrada, apresentou o Projeto “Elevador de carga, utilizando a plataforma Arduíno”. Na ocasião ele elaborou um protótipo, voltado para a construção civil e ficou muito satisfeito com o resultado. “O projeto era multidisciplinar, e procuramos elaborar o trabalho voltado para a construção civil. Em breve tentaremos conferir maior otimização nesse trabalho e, quem sabe, executá-lo na prática, com muita eficiência”.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Valéria Quemel, as equipes que participaram das apresentações de maquetes se mostraram muito interessadas na área da pesquisa. “Esses alunos foram além do que foi ensinado em sala de aula. Podemos ver projetos que trabalham a robótica e disciplinas que ainda não foram ministradas no curso, mas eles buscaram a coordenação e os professores e o resultado são trabalhos de excelência, justamente o que trabalhamos aqui na FAMAZ”, comentou.

Conexão FAMAZ: Um dos trabalhos apresentados versou sobre a Conexão FAMAZ. Um programa concebido com o objetivo de incorporar as humanidades na formação acadêmica dos alunos, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos preparados para a vida.

O programa conecta turmas, cursos, coordenadores, professores, alunos, empresas parceiras e comunidade num game cidadão que desenvolve campanhas, arrecada recursos, implementa projetos e ações de cidadania e de responsabilidade social.

Palestras e oficinas – A conferência de abertura “A Amazônia e políticas públicas” foi proferida pela professora e pesquisadora Edna Maria Ramos de Castro, doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (Paris) e Professora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

Na V Semana Acadêmica Integrada, as várias palestras reuniram importantes nomes que abordaram relevantes temas como: Banco de Sangue do Cordão Umbilical e placentário – BSCUP (Ana Luisa Langanke, Diretora Técnica da Fundação Hemopa); A Questão Social na Amazônia: Construção de Indicadores Socioeconômicos para o Estudo do Pará (Aluizio Lins Leal, Dr. Em Economia; os Princípios de Direitos Humanos e a Polícia Militar no Pará (Ivete Ferreira Barbo e Dr. Leonardo Malcher); Conferência Nacional de Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas (José Luiz Pantoja Morais, Presidente do conselho Municipal de Saúde de Belém); Políticas Públicas e Adolescentes em Conflito com a lei (Leane Fiúza de Melo, promotora de Justiça).

As palestras foram muito bem recebidas pelos acadêmicos. Uma das mais aguardadas foi a ministrada pela juíza Ana Patrícia Fernandes, que falou sobre a importância do Cejusc, como ferramenta de solução de conflitos. “É muito importante implantar a mediação como forma de evitar o litígio e acabar com o cenário onde existem vencedores e perdedores. Por isso é de grande relevância debater esses assuntos em um evento como este, onde tem alunos de diversas áreas”, destacou.

Outro destaque foi conferido à palestra sobre a humanização na área da saúde, que contou com a participação da psicóloga e Consultora Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, Rosário Maciel Portela. CoO lúdico na preservação do meio ambientem o auditório lotado, ela pode discorrer sobre a importância desta atividade. “É de grande relevância olhar no olho de quem se está atendendo. Precisamos trabalhar desde cedo isso com os acadêmicos, para que no futuro se tornem profissionais humanizados”, revelou.

Edmilson Santos, aluno primeiro semestre de Ciências Contábeis, participou da oficina sobre o Imposto de Renda e disse que já começou a ganhar um dinheiro extra, com o que aprendeu. “Tudo o que foi ministrado aqui, vou poder colocar em prática. Já tenho algumas declarações de imposto de renda  para fazer e já colho os bons frutos do conhecimento agregado aqui na FAMAZ”, finalizou.