31 de agosto de 2015, 18:41 - Por Vidas

Educação Física: bolsistas do LERES fazem a diferença

WP_000069

Évelin Palhares e Renan Rocha fazem a diferença em Congresso Internacional.

Alunos do curso de Educação Física (bacharelado) da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) que participam da equipe de pesquisa do Laboratório de Exercício Resistido e Saúde do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e fazem a diferença e já começam a colher bons frutos. Atualmente, os alunos Évelin Palhares, Renan Rocha, Fernando Alípio tiveram artigos aprovados no I Simpósio Internacional de Ciência do Esporte da Amazônia, evento onde serão debatidos temas atuais das ciências dos Esporte, com a participação de Doutores oriundos de Portugal, Rio de Janeiro e Pará. Évelin e Renam irão defender o artigo “Efeito do Treinamento Resistido na Capacidade Funcional de Idosos com Artrose Participantes do Projeto de Extensão “Aptidão Física Força e Saúde”. Já Fernando Alípio irá apresentar o projeto: “Avaliação dos Efeitos do Treinamento Resistido sobre o Perfil Antropométrico, Funcional e Clínico de um Idoso Submetido a um Angioplastia Coronariana: um estudo de caso

WP_000073

Fernando Alípio defende com louvor a bandeira da FAMAZ.

Para estes alunos a participação no projeto de pesquisa de uma Instituição de referência vem propiciando bons resultados dentro e fora de sala de aula. Fernando Alípio, é um exemplo disso. Já teve vários artigos publicados e participou de três congressos defendendo a bandeira da FAMAZ. “Ganhamos uma bagagem teórica e além disso, este laboratório nos oportuniza a participar de vários eventos com profissionais renomados. Já participei do Conamazon, um congresso de referência aqui na Região e agora iremos participar do Congresso Internacional na área esportiva e isso mostra o crédito dado pela nossa coordenadora adjunta, professora Josiani Kelly que nos convidou para que a gente pudesse se inscrever na seleção de estagiários do laboratório e hoje procuramos também atuar na vertente acadêmica”, revelou.

Évelin Palhares, também cursa o 3º semestre do curso de Educação Física da FAMAZ e vê na relação com o público atendido pelo LERES, uma oportunidade de quebrar barreiras. “Trabalhamos diretamente com idosos e pessoas com deficiência e logo no começo ao realizar um atendimento me sentia muito travada. Hoje com o acompanhamento de grandes profissionais que nos supervisionam começo realizar um atendimento mais diferenciado e humanizado. Outro ponto que vale ressaltar é os trabalhos acadêmicos que aqui desenvolvemos, afinal já iremos apresentar uma de nossas pesquisas no Congresso Internacional de Ciência do Esporte da Amazônia e após essa apresentação a pesquisa será amadurecida e continuada”, comentou.

Já Renan Rocha, discente do 4° semestre já teve uma experiência em uma academia e agora vivencia o diferencial dentro de um laboratório escola e começa a ampliar seus horizontes dentro da Educação Física. “Minha experiência no LERES, me proporcionou a visualizar que nosso trabalho não consiste apenas no trabalho em uma academia ou um trabalho com bola. O que aprendemos aqui irá contribuir para o nosso currículo, além de servir de incentivo para nossos colegas na Faculdade”, disse.

Para a coordenadora adjunta do curso de Educação Física da FAMAZ, professora Josiana Kely, esses alunos, assim como os demais que estudam na Instituição sempre mostraram o diferencial. E acredita que mais publicações ainda vem por aí. “Percebemos o interesse e a busca incansável pelo conhecimento. Resultado começam a aparecer e muitos frutos ainda serão colhidos, afinal eles tem a qualidade FAMAZ e fazem a diferença onde que que estejam”, finalizou.