28 de agosto de 2015, 22:45 - Por Vidas

FAMAZ: “Prêmios Santander Universidades 2015″

up_ag_26475_geral_plateia_1

Representantes das Instituições de Ensino Superior do Pará, atentos as explicações.

A representação regional do banco Santander reuniu, com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) instaladas no Pará para lançar a 11 edição do “Prêmios Santander Universidades 2015″. As premiações reúnem mais de R$ 300 mil como estímulo à pesquisa, inovação e empreendedorismo.

O lançamento foi realizado na sede da Superintendência Regional do Santander em Belém e reuniu representantes da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário do Pará (Cesupa).

Segundo o Alexsandro Lima, responsável pela Gestão de Convênios e Projetos Especiais – Rede Centro-Oeste Norte do Santander Universidades, a expectativa é que os representantes das IES estimulem a participação de seus professores e alunos na premiação. Ele mostrou números que apontam o predomínio de inscrições de outras regiões do Brasil e advertiu que os prêmios não se traduzem apenas em dinheiro.

Para a instituição bancária, os efeitos gerados pela competição são bem maiores porque estimulam os professores a se envolverem em mais projetos científicos, despertam os estudantes a desenvolverem ideias e ajudam as universidades a melhorarem seus desempenhos.

Lima observou que projetos inovadores já premiados se tornaram produtos e transformaram os estudantes em empreendedores e as instituições, em referências. “A premiação eleva o nome do aluno, do professor e da universidade. Dependendo do meio, as indústrias podem comprar a ideia”, reforçou.

O gerente comercial do Santander, Alexandre Abdon, disse que a premiação é estimulada não só no Brasil, como na Espanha. “Apostamos nas universidades. Nelas estão nossos futuros médicos, engenheiros…”, destacou.

Em dez edições, a premiação já reuniu 66.142 inscrições, 140 vencedores e R$ 9 milhões distribuídos. Ano passado, foram mais de 20 mil inscrições e a expectativa da organização é aumentar essa marca. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de setembro.

São três premiações. Uma é o Prêmio Santander Ciência e Inovação (R$ 100 mil), com destaque para os Agronegócios na categoria de Biotecnologia. Outro é Santander Empreendedorismo (R$ 100 mil, mais uma bolsa na Babson College), sendo que um dos cinco premiados será o melhor projeto de Soluções em Meios de Pagamento. O terceiro é o Guia do Estudante, com destaques para apoio ao aluno, captação de recursos, empregabilidade e interdisciplinaridade.

Todos os detalhes no site: www.santanderuniversidades.com.br/premios.

Fonte: Fadesp