9 de novembro de 2015, 21:36 - Por Vidas

I Semana de Medicina da FAMAZ é realizada com sucesso

Autoridades médicas marcam presença em evento.

Nos dias 29 a 31 de Outubro, o curso de Medicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)  realizou a sua I Semana Acadêmica, que teve  por tema: “A Reprodução Humana Atual no Contexto da Inclusão’’. A programação foi vasta e o resultado foi um sucesso.

O curso de Medicina, da FAMAZ, completou um ano de existência e o evento foi um modo de agradecimento pela data. A abertura do evento contou com o pronunciamento da Diretora da Instituição, Adriana Letícia, que logo em seguida fez a entrega de certificado de reconhecimento pela autorização de um ano do curso, a autoridades da área da saúde em Belém. Logo em seguida, os alunos tiveram uma aula inaugural com o Conselheiro e tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, Dr. Hiran Gallo.

O diferencial da semana foi a participação dos alunos de outros cursos. Como foi o caso do aluno do curso de Educação Física, da FAMAZ, Renan Wallace, do 4º semestre. O aluno faz estágio na Universidade Estadual do Pará e durante a Sessão de pôster, na Semana de Medicina, apresentou estudo de caso. ‘‘O meu trabalho foi sobre os efeitos do treino assistido em uma portadora de paralisia cerebral. Foi extremamente importante apresentar esse trabalho para o curso de Medicina para que eles pudessem ver a importância da Educação Física na área da saúde. Meu intuito também foi motivar outros alunos a desenvolverem pesquisas para apresentar para outros cursos’’, contou.

Discente fazem exposição de trabalhos acadêmicos.

Apesar do nervosismo, a aluna do curso de Educação Física, Aline Vanessa, do 4º semestre, quis expor sua pesquisa na Semana de Medicina da FAMAZ e contou que ter participado foi um crescimento profissional. ‘‘Foi muito interessante apresentar esse trabalho para alunos de outros cursos, principalmente de Medicina, porque me trouxe experiência e conhecimentos’’, relatou.

Os alunos do 1º semestre de Medicina ficaram encantados pelas palestras ministradas durante o evento. Wallace Gabriel foi um deles e explicou o que mais chamou a atenção. ‘‘A palestra de fertilização, para mim, foi a melhor. Ela me acrescentou muito porque o palestrante foi explicando passo a passo as técnicas e sobre o que essa prática pode causar no futuro. Foi muito produtiva tanto no âmbito profissional quanto social, pois é um tema que a maioria da população não tem conhecimento, até mesmo pela questão religiosa, que ainda vê esse assunto como um tabu. A FAMAZ está de parabéns’’, disse o aluno.

Durante as palestras, as salas lotaram. Mesmo assim, os alunos estavam atentos aos conhecimentos repassados. Yanna Monteiro, do 1º semestre do curso de Medicina contou que a palestra sobre Fertilização foi de grande valia. ‘‘Além dos esclarecimentos sobre como é o processo de Fertilização assistido, tivemos explicações sobre leis éticas e leis jurídicas para a fertilização invitro. Para nós que seremos futuros médicos, mas leigos sobre as leis, foi muito importante’’, falou.

Apesar de ainda ser o primeiro evento de Medicina, a semana foi muito elogiada pelos palestrantes e temas abordados.  Nayana Machado, aluna do 3º semestre, enalteceu o evento. ‘‘Apesar de ser a I Semana de Medicina, muitas coisas positivas, como grandes palestrantes foram trazidos, assim como um dos membros do Conselho Regional de Medicina, que com suas experiências nos mostrou como é a realidade médica. Durante essa semana pude tirar as minhas duvidas. E esse contato entre alunos e palestrantes nos trouxe crescimento profissional. Não é a primeira vez que a FAMAZ proporciona esse tipo de contato. Desde a palestra do doutor Honda, que aconteceu no início do mês, é perceptível que a Instituição pensa no nosso crescimento acadêmico’’, confessou.

A coordenadora do curso de Medicina, da FAMAZ, professora Márcia Bitar Portela, contou que o evento foi criado e pensado para atrair alunos de Medicina e de outras áreas. A semana acadêmica de Medicina é uma homenagem ao 1º ano do curso aqui da FAMAZ. Abrimos com palestras que tivessem a ver com o módulo que os alunos da turma de 2014 estão estudando, que fala sobre concepção e gestação. Trouxemos profissionais de fora para contribuir ainda mais no desenvolvimento acadêmico e profissional dos nossos alunos e dos alunos que participaram da semana’’, contou.