25 de maio de 2016, 23:49 - Por Vidas

FAMAZ participa da 13ª ação social de Santa Rita de Cássia em Bujaru

DSCN5591

discentes da FAMAZ na travessia da balça.

Pelo 4º ano consecutivo alunos de diversos cursos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) participaram da 13ª ação Social da Paróquia de Santa Rita de Cássia, que aconteceu em Bujaru, no último dia 22 de maio.

DSCN5614

Alunos de Administração e Ciências Contábeis orientando o microempreendedor individual.

A FAMAZ esteve presente na ação com 10 cursos e levou os seguintes serviços para a comunidade: Orientação de carreira e abertura de negócio, tipagem sanguínea, orientação para microempreendedores individuais, verificação de peso, e orientação de hábitos saudáveis, educação ambiental (teatro de bonecos e pintura para crianças) orientação de combate ao Aedes Aegypti, consultas médicas e outros serviços.

Para o coordenador do NUPEX e responsável por levar os alunos para participar da atividade, professor Constantino Alcântara, esse é um momento ímpar, afinal muitos alunos iniciam o contato com a comunidade em atividades como esta. “Trabalhamos desde cedo para despertar o lado humano em nossos alunos e vejo a cada ano o engajamento dos cursos em atividades sociais como esta é uma resposta de que o trabalho está trazendo bons resultados”, comentou.

DSCN5672

Educação Física trabalha com as crianças em Bujaru.

Caio Souza, é discente do 2º semestre do curso de bacharelado em Educação Física, e participou de atividades como recreação com a comunidade. Para ele a participação do curso é primordial em atividades como as desenvolvidas pela FAMAZ. “É essencial para nós acadêmicos ter uma conexão direta com a comunidade principalmente por que contribuímos com a prática do exercício e para a saúde”, disse.

DSCN5730

Educação Ambiental de forma lúdica.

João Victor Luz, discente do 1º semestre de CST em Gestão Ambiental contribuiu para uma apresentação lúdica de teatro com bonecos e acredita que a conscientização ambiental chegará até os pais das crianças que ali estavam. “Foi uma atividade bastante proveitosa, tive um bom retorno pela experiência, e atingir um público bastante considerado de crianças. Aqueles pequenos conseguiram assimilar o que foi ensinado e interagiram bastante com a questão da conscientização ambiental. E certamente eles vão levar para casa e e propagar o que ensinamos naquela manhã e isso nos deixa realizado”, revelou o discente.

DSCN5626

Serviço Social conscientizando os jovens contra a violência.

A senhora Maria dos Anjos, de 76 anos estava com o neto Pedro Henrique, de 06 anos na atividade lúdica do curso de CST em Gestão Ambiental e ficou muito satisfeita com a conscientização repassada ao neto. “É muito importante o que esses alunos estão repassando hoje. Isso vai contribuir para a formação de um cidadão mais ciente das questões ambientais”, revelou a aposentada.

DSCN5598

Alunos do curso de Medicina junto com a comunidade.

A jovem Mariana Silveira, de 23 anos foi atendida pelos alunos do curso de Medicina, que estavam na Unidade de Saúde, da cidade acompanhados dos professores. Ela ficou muito satisfeita com o tratamento recebido no local. “Percebi que daqui sairão grandes médicos. Eles nos ouvem e procuram juntamente com os professores chegar a um diagnóstico com muita clareza”, revelou.

DSCN5745

Turma de Medicina da FAMAZ na Unidade de Saúde em Bujaru.

A discente Mércya Queiroz, da turma pioneira do curso de Medicina da FAMAZ viu na ação de Bujaru contribuiu para conhecer ainda mais a realidade do municípios paraenses. “Foi muito bom perceber que uma comunidade consegue se organizar para levar melhorias para o seu município, e isso me inspirou, e atuar junto da comunidade me proporcionou a oportunidade de estar com pacientes com problemas de saúde e sociais e pude colocar as habilidades que foram trabalhadas dentro da Faculdade”, comentou.

Gabriel Pina, também é aluno do curso de Medicina e ficou bastante emocionado com a experiência. “Pude perceber em cada olhar, em cada gesso o quanto aquelas pessoas são carentes. São pessoas que na maioria das vezes não tem as condições básicas de higiene para ter uma boa saúde. Medicina é o contato com o paciente, é a comunicação e o cuidado. E isso é fundamental para a nossa formação”, finalizou o discente.