30 de junho de 2016, 22:38 - Por Vidas

FAMAZ fortalece o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

Secretpario municipal de Saneamento, Kleber Ramos

Secretário Municipal de Saúde, visita a FAMAZ.

Ao longo deste primeiro semestre de 2016, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), por intermédio do seu Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão (NUPEX) realizou articulações estratégicas com vistas a reforçar sua base de suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para continuidade do desenvolvimento institucional.

No dia 3 de março, a IES recebeu duas visitas ilustres: a primeira, de Bruna Lima e staff. Paraense, grande empresária no Rio de Janeiro, onde atua no ramo da reciclagem e administradora de uma franquia nacional de moda, com duas lojas em Belém, a empresária está em fase de implantação de projetos na área ambiental em Belém e interiores do estado. Dedicada ao trabalho social que ajuda famílias carentes, Bruna Lima veio à Famaz para conhecer o programa Conexão Famaz. Recebida pelo Prof. Constantino Alcântara, coordenador do NUPEX, que lhe explanou sobre a estrutura, a dinâmica e as realizações do programa em favor das 2400 famílias da comunidade da Vila da Barca, Bruna Lima manifestou-se encantada com a inovadora estratégia do programa e interessada em apoiar suas ações a partir do segundo semestre de 2016.

Prof. Constantino Alcântara, com Dr. Alberto Cardoso Arruda, Diretor científico da Fapespa.

Neste mesmo dia 3 de março, visitou a Famaz o então secretário municipal de Saneamento, Kleber Ramos, que foi recebido pela Direção Geral e Nupex e com o qual foram discutidas ações conjuntas FAMAZ e SESAN para mitigar os problemas decorrentes da deposição inadequada do lixo sob as palafitas na comunidade da Vila da Barca.

Sr. José María Durán Gómez, da Embaixada da espanha, em visita a Famaz

Sr. José María Durán Gómez, da Embaixada da Espanha, em visita a Famaz

Em 10 de maio a Famaz recebeu a visita do Sr. José María Durán Gómez, assessor técnico do Escritório da Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e do Centro de Recursos Didácticos de Español. Recebido pela Diretora Geral da Famaz, Profa. Adriana Letícia e pelo coordenador do Nupex, Prof. Constantino Alcântara. A Espanha possui 30 universidades públicas e 32 particulares, com 345 campi, abertos a estudantes brasileiros. O País é referência mundial em infraestrutura ferroviária de alta velocidade; é pioneiro em desenvolvimento sustentável através da pesquisa permanente em tecnologia meioambiental e paradigma no campo da medicina como primeira potência mundial em transplante de órgãos. Também detém liderança na gastronomia e no esporte de elite. A visita propiciou cenários futuros favoráveis para que alunos da Famaz possam vivenciar experiência acadêmica neste destino.

Em 06 de junho a Coordenação do NUPEX visitou a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) onde foi recebido pelo Diretor Científico, Dr. Alberto Cardoso Arruda. Prof. Constantino Alcântara explanou sobre as ações do NUPEX, os editais publicados, os projetos aprovados, os cursos e as equipes docentes e discentes envolvidas em especial na área de iniciação científica e pesquisa. A Famaz estará presente nas próximas ações, nos programas e editais da FAPESPA, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa institucional e ampliando a participação interinstitucional.