Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

15 de março de 2017, 23:32 - Por Vidas

Engenharia Civil visita Hidrelétrica de Tucuruí

O curso de engenharia Civil da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) realizou no último final de semana, uma visita técnica supervisionada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A visita faz parte da disciplina de Barragens, ministrada pelo professor Stoessel Farah Sadalla.

Na ocasião os discentes visitaram toda a instalação da usina e conheceram o funcionamento do empreendimento. Para a coordenadora do curso, professora Valéria Quemel, esta é uma atividade frequente dentro do curso. “Nossos alunos além de vivenciar a parte prática em nossos laboratórios realizam visitas técnicas com frequência em todos os ramos onde ele pode atuar. Isso é uma ferramenta importante para a formação desses novos engenheiros que serão formados pela FAMAZ”, informou a coordenadora do curso.

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW.

Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira. (A usina de Itaipu tem potência instalada maior, 14.000 MW, mas é dividida entre o Brasil e o Paraguai.) Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m³/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 24 de novembro de 1974. A usina foi inaugurada em 22 de novembro de 1984 pelo presidente João Figueiredo com capacidade de 4000 MW, ampliados em meados de 2010 para 8.370 MW.