13 de março de 2018, 15:00 - Por Vidas

Aluna da Enfermagem estreia intercâmbio e vibra com aprendizado na Espanha

Primeira aluna da Enfermagem a participar do Programa de Bolsas Ibero-americanas, Luma Terroso de Lima retornou, no início desse ano, da cidade de Valladolid, onde passou por uma agenda intensa de aulas práticas. No Hospital Clínico da Universidade de mesmo nome, o foco foi reanimação cardíaca. No Hospital Rio Hortega, acompanhou a equipe cirúrgica e, no centro de saúde no bairro Dondilla, a prática foi em Atenção Primária.“Vivenciei um aprendizado único e de referência,  que me fez voltar com todo o gás e muita inspiração para incentivar outros colegas a buscar essa  experiência. Passei por outra realidade na Enfermagem e, com isso,  valorizo ainda mais o trabalho árduo que temos que fazer aqui no Brasil”, comentou ela.

A Coordenadora do curso, Professora Juliana Garcez, vê um potencial enorme nos alunos: “Sempre incentivamos a participação deles em projetos de pesquisa e extensão para se tornarem diferenciados e irem além do que é ensinado em sala de aula” acrescenta ela. Em 2017, outro  aluno, Sérgio Gabriel Reis, da Administração, retornou de Portugal onde estudou seis meses na Universidade do Porto. E ainda esse ano, os alunos da Engenharia Civil,  Matheus Antônio Corrêa e Noemi Maia, devem ficar seis meses em Portugal. Matheus vai estudar no Instituto Politécnico do Porto e Noemi, na Universidade de Coimbra. Para o Coordenador do Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão (NUPEX), Professor Constantino Alcântara, a experiência de vida para esses alunos é, nas palavras dele, “muito importante para o crescimento profissional e pessoal e a lista de interessados só cresce, a cada ano”, afirma. “Eles voltam com uma bagagem cultural que acaba incentivando os colegas a investirem no intercâmbio”, conclui.