15 de março de 2018, 21:47 - Por Vidas

Autoestima e Atenção à Saúde marcam o “8 de Março” com apoio de parceiros

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado com debates e sessões mix de beleza e bem-estar. Na agenda técnica, foram várias rodas de conversas, palestras e exibição de documentário. O evento foi organizado pelo Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão (NUPEX) com apoio de parceiros do Programa Conexão Famaz. O curso de Enfermagem, em que a maioria do alunado é formada  por mulheres, abordou os campos de estágio voltados às futuras profissionais. A Professora Juliana Garcez, Coordenadora do curso, ressaltou: “Essa data deve sempre ser lembrada para reforçar o empoderamento feminino na sociedade”.

Em outra palestra, o assunto foi o risco do câncer do colo de útero pelo contágio do Hpv e a importância do exame preventivo a cada seis meses. Luana da Cunha, aluna do 9º período do curso de Enfermagem, disse que atividades assim “só ajudam a desenvolver o aprendizado do aluno e conscientizam a população”,comentou ela. Outra pauta foram os cuidados especiais com crianças cardiopatas e a função da mãe nesse contexto. Atenção hospitalar e saúde da mulher também renderam várias atividades, muitas delas estendidas às comunidades do Tapanã, do Mangueirão, Sideral, Parque Verde e às adolescentes da Escola Florestan Fernandes.

Violência doméstica e direitos femininos não faltaram na programação que, sob esse enfoque, ainda exibiu o filme “Terra Fria”por iniciativa do curso de Serviço Social. As alunas lotaram o Auditório e depois da sessão ainda acenderam os debates éticos com as professoras A funcionária Luiza Souto, na disputada fila de espera para “turbinar” o visual, aprovou totalmente a celebração: ”A Famaz está de parabéns, a gente se sente duplamente valorizada”, disse ela,  que assistiu a algumas  palestras e  ainda se inscreveu  no pacote de estética com  sessões gratuitas de relaxamento,  salão de beleza e limpeza facial. Outra cortesia do evento foi a distribuição de brindes às participantes,