28 de setembro de 2018, 18:53 - Por Vidas

Ciências Contábeis discutem novas tecnologias

Na quarta, 26 de setembro, foi o encerramento da 9º Jornada de Ciências Contábeis que ocorreu na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA). Alunos e professores debateram sobre os desafios e as oportunidades na profissão gerados pelas novas tecnologias digitais.  Para o Coordenador do curso, Professor Valter Guimarães, em tempos de crise, a inovação e a tecnologia são e indispensáveis para se alcançar algum êxito profissional. “O momento é o mais adequado possível para a reflexão sobre a trajetória do curso porque ocorre junto com a convergência das normas internacionais de Contabilidade e com a implantação do SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital.

“Temos que pensar na função do contador, que é quem supre os gestores com informações contábeis estratégicas”, disse ele. O evento se encerrou com o talk show “A Tecnologia da Informação na Contabilidade: Oportunidades e Desafios”, tema escolhido pelos  Professores Inácio Gorayeb, sócio do App GOOBRA, André Charone, e Danielle Melo Peixoto, egressa do curso de Ciências Contábeis da FAMAZ, e hoje, consultora contábil. “Falar das novas tecnologias com os alunos é fundamental  para ele ver o mercado que abre áreas de atuação”, afirmou o Professor André Charone. A aluna do 5º semestre Janaina Silva,  afirmou agregou novos conhecimentos com a palestra ministrada. “A dinâmica aqui apresentada foi de grande relevância para que todos aprendessem de forma fácil e divertida. Todos os organizadores estão de parabéns”. O SPED é o arquivo digital adotado pela Receita Federal que concentra a escrituração de vários documentos fiscais de empresas com informações importantes para monitorar o contribuinte e também o para concentrar os fiscos federal, estadual e municipal.