11 de março de 2019, 20:14 - Por Vidas

Ação em Saúde marca Dia da Mulher 2019

Para além das tradicionais palestras de conscientização e da distribuição de brindes, o Dia Internacional da Mulher, em Belém, este ano, foi marcado por uma série de serviços em Saúde, promovidos por alunos da Enfermagem, da Medicina e da Odontologia que se organizaram em grupos para atender as centenas de passageiros no Terminal Hidroviário da capital. Higiene bucal, aferição de pressão arterial, prevenção do câncer de mama e do colo de útero e distribuição de camisinhas foram os mais solicitados. Ícaro Granhen que faz o 9º período de Medicina aproveitou para por em prática os procedimentos de atendimento a pacientes e, se necessário,” encaminhá-los ao Ambulatório do curso ou aos hospitais onde fazemos residência médica”, disse ele.  A Coordenadora do curso de Enfermagem Professora Juliana Garcez acompanhou o trabalho dos alunos junto à comunidade e ficou bem satisfeita. “Procuramos realizar um trabalho bem humanizado. Neste espaço  encontramos todos os públicos e conseguimos vivenciar várias situações do cotidiano profissional”, finalizou.

A dona de casa Keila Souza, foi até ao terminal buscar a sobrinha que vinha de Salvaterra na Ilha do Marajó e aproveitou para tirar várias dúvidas sobre o auto exame da mama. “Os alunos  souberam explicar de uma forma bem simples e tiraram várias dúvidas”, afirmou.

Já a aposentada Lourdes Maria Silva, de 75 anos veio de Macapá para Belém e aproveitou o desembarque para fazer a aferição da pressão arterial. “É muito bom ter esse tipo de serviço em um ambiente como este. Ainda mais como pessoas tão sensíveis como estes alunos”, revelou.

Os homens também aproveitaram os serviços. Foi o caso do taxista Ronaldo Silva, que também aproveitou para aferir a pressão. “Neste dia tão importante a gente aproveita para participar e tantos do serviço quanto na conscientização”.

Ádria Viana é aluna do 6º semestre do curso de Enfermagem e ficou muito feliz em participar da ação. “É a primeira vez que participo de uma atividade como esta e colocar em prática o que é ensinado em sala de aula é muito importante para a minha formação”.