9 de maio de 2019, 22:26 - Por Vidas

Oficina reforça trabalho em grupo no PET Saúde

No sábado, 27 de abril, aconteceu a 1º Oficina de Alinhamento Conceitual do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Interprofissionalidade). O enfoque é  a educação interprofissional e as matrizes de ação que vão conduzir o Programa. O evento tem a parceria com a Secretaria de Saúde de Belém e o Ministério da Saúde. O projeto do UNIFAMAZ está entre os 120 aprovados no Brasil e conta com 60 bolsas financiadas pelo Ministério, contemplando alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, além de profissionais da Secretaria que atuam como preceptores do Programa. A Oficina -  que teve a participação de 94 bolsistas e voluntários -  contou com a presença da Dra. Ilma Pastana Ferreira, enfermeira, professora da UEPA e Vice-Presidente da ABEN (Associação Brasileira de Enfermagem Nacional).Na primeira etapa da Oficina, os participantes foram divididos em cinco grupos tutoriais para realização do TBL sobre Educação Interprofissional com o apoio tecnológico das ferramentas da Microsoft (Forms)

A Coordenadora do curso de Biomedicina, Professora Katarine Barile, elogiou a iniciativa. “Os alunos vão vivenciar diversas situações encontradas no dia-a-dia e isso dará mais segurança  quando chegarem ao  mercado de trabalho”, disse ela. Marcely Monteiro da Silva, do 7° período de Enfermagem, indicou o trabalho em grupo como uma das situações mais vantajosas do Programa para seu aprendizado.  “Foi de extrema importância para minha formação acadêmica, vi a importância do trabalho em equipe entre diversas profissões e o quanto isso agrega”, comentou.