6 de junho de 2019, 20:23 - Por Vidas

Mais de 190 crianças de Cotijuba recebem serviços da Enfermagem

Desde 2013, alunos da Enfermagem levam atividades da Extensão à  Ilha de Cotijuba, que recebe duas visitas semestrais na região metropolitana de Belém. Dessa vez, em maio, foi o grupo de 25 alunos da disciplina Tópicos Integradores, ministrada pela Professora Shyrlei Aviz. A escolha pelo local se deu pela necessidade de implementar iniciativas que integrem ensino, serviços prestados e comunidade em áreas ribeirinhas do Estado.  A atividade ocorreu em uma escola infantil e envolveu educadores, pais e crianças de 3 a 7 anos. A Professora Shirley Aviz disse que eventos assim ajudam a humanizar a formação de futuros enfermeiros. “As atividades nas comunidades advém de  ações de educação e promoção da saúde, prevendo agravos e cuidados gerais com foco na criança e nos cuidadores, além de vivenciar a realidade de nossa região”,resumiu ela.

A proposta central é chegar in loco até as comunidades e transmitir informação, conhecimento para que elas mesmas passem a adotar o que aprenderam  na  sua rotina.  Os serviços incluíram higiene bucal, alimentação saudável, prevenção das verminoses, vacinação, cuidados com o crescimento infantil e até como lidar com o bulling no ambiente escolar. Ao todo, foram 193 crianças atendidas e o projeto teve a participação de 25 pais e dos professores municipais. Carolyna Magno, do  4º período, confirma o resultado pretendido pelo projeto.  “Como método de aprendizagem foi e é de extrema importância para a formação do nosso perfil profissional, inclusive, do ponto de vista ético, de caráter mesmo. Primeiro fizemos o contato inicial com a escola para diagnosticar as necessidades reais e, a partir daí, é que criamos o projeto, que foi um sucesso”, afirmou ela.