Comitê de Ética Disciplinar -CED

O Comitê de Ética Disciplinar desenvolve suas atividades em constante articulação com a Assessoria Jurídica, Ouvidoria e demais órgãos integrantes da instituição estando sempre à disposição da comunidade acadêmica e do corpo funcional da Faculdade.

Institucionalizado em 2012, suas atribuições eram anteriormente exercidas, sempre que necessário, por Comissão Disciplinar formalmente designada pela Diretoria Geral.

Composto, atualmente, por quatro membros (entre os quais se inclui os titulares das áreas cima mencionadas) o colegiado se reúne regularmente, para exame de situações relatadas por escrito e a ele encaminhadas.

Formalizado o processo, o Comitê promove a audiência das partes interessadas, assegurando a ampla defesa e zelando pelo cumprimento dos dispositivos regimentais, no resguardo da disciplina e da manutenção de um clima de ordem e cordialidade no relacionamento humano dentro da instituição.

Ao final de cada procedimento é exarado um Parecer que é encaminhado à consideração da Diretoria Geral para homologação e remetido à Coordenação de Curso (no caso de aluno e/ou professor) ou à unidade administrativa onde estiver lotado o funcionário vinculado ao Processo, para cumprimento da decisão.

A falta disciplinar decorrente de “cola” por parte de discentes, em Avaliações Regimentais, teve a punição respectiva delegada às Coordenações de Curso que dispõem continuamente do respaldo e aconselhamento do Comitê.

Com isto se ganhou maior agilidade na aplicação das penalidades marcando, sem demora, a presença e a vigilância da Faculdade no zelo pela observância dos dispositivos regimentais desestimulando destarte, o cometimento desse tipo de infringência.

A par do procedimento escrito, a comunidade acadêmica e o corpo funcional da FAMAZ dispõem, diariamente, de atendimento personalizado na sala do Comitê de Ética, sem necessidade de agendamento prévio.

A FAMAZ possui um Código de Ética, elaborado de acordo com as normativas institucionais, nacionais e internacionais pelo Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos – DHET com a colaboração dos membros do Comitê de Ética Disciplinar.