Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

Curso Serviço Social

O Curso de Serviço Social possui como modalidade o Bacharelado Presencial, iniciado em janeiro de 2013, sendo reconhecido pela Portaria Nº 49, de 28 de maio de 2012, sob o registro 201200889. A partir do reconhecimento das dificuldades e potencialidades do Estado do Pará busca formar profissionais que possam eficazmente contribuir no processo de mudanças na sociedade e consequentemente na qualidade de vida da população atendida.
O curso é organizado em oito semestres, atendendo a critérios como a inter-relação de conteúdos, o grau de complexidade da questão social e a interdisciplinaridade, sendo as diferentes matérias distribuídas em disciplinas, seminários, oficinas e atividades complementares, para formar profissionais com habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão, instrumentalizando o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão com base em conteúdos disciplinares imbricadas com aspectos concernentes à Região Amazônica, com o fomento de conhecimentos teórico-práticos sobre a cultura, a história, a economia e políticas específicas de nossa Região e do mundo, contemplando uma metodologia interdisciplinar com base na relação sujeito meio ambiente, apoiada nos saberes adquiridos pelos docentes e discentes, integrando suas experiências e desenvolvendo suas capacidades reflexivas.
O Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social está imbuído no compromisso de formar profissionais detentores de conhecimento teórico e metodológico aptos a intervir nas expressões da questão social. Tendo em vista o reconhecimento das dificuldades e potencialidades do Estado do Pará busca formar profissionais que possam eficazmente contribuir no processo de mudanças na sociedade e consequentemente na qualidade de vida da população atendida. Portanto, construído em total observância às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Serviço Social definidas pelo CNE na Resolução nº 11, de 11 de março de 2002. A matriz curricular do curso foi concebida de modo a construir formação acadêmica que possibilite o egresso a atuar em diversos ramos do Serviço Social.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral: O Curso de Bacharelado em Serviço Social da FAMAZ tem como objetivo garantir formação de acordo com os parâmetros normativos da profissão em suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, para uma formação profissional crítica, competente e qualificada na intervenção das expressões da questão social no contexto amazônico e do Brasil.

Objetivos Específicos:

I. Proporcionar o ensino em Serviço Social com base nos fundamentos teórico-metodológicos e éticos-políticos da vida social, sócio-histórico da profissão e o trabalho profissional, possibilitando formação acadêmica numa perspectiva crítica para uma intervenção qualificada no Brasil na Amazônia.

II. Desenvolver habilidades e competências à efetivação de iniciação científica, para formação profissional que possibilite a compreensão e análise crítica da gênese, estrutura, dinâmica e desenvolvimento das expressões da questão social na contemporaneidade.

III. Efetivar atividades complementares que integrem projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, visitas técnicas, disciplinas optativas e outras que possibilitem a práxis profissional do assistente social com base no tripé ensino, pesquisa e extensão.

IV. Garantir estágio curricular supervisionado no curso de Bacharelado em Serviço Social, para inserção do o/a discente no espaço sócio-institucional contribuindo para a formação do exercício e do trabalho profissional.

A Profissão de Assistente Social

A profissão de Assistente Social é regulamentada Lei nº. 8.662, de 7 de junho de 1993. São profissionais que passaram por um curso de graduação em Serviço Social ou equivalente reconhecido pelo Ministério da Educação.
É uma profissão que trabalha com as expressões da “questão social”, de forma propositiva e interventiva, objetivando a efetivação dos direitos sociais.

COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DOS ASSISTENTES SOCIAIS (conforme estão previstas nos artigos 4º e 5º da Lei nº. 8.662/1993).

- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

- Analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas públicas, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

- Analisar as condições de vida da população e orientar as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais.

- Elaborar laudos, pareceres e estudos sociais, realizar avaliações, analisar documentos e estudos técnicos e coletar dados e pesquisas.

- Trabalhar no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo.

- Dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social de graduação e pós-graduação.

- Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas, entre outras competências e atribuições.

MERCADO DE TRABALHO

A demanda por profissionais formados em Serviço Social é crescente no país e o mercado de trabalho é muito amplo, uma vez que a atuação profissional se faz por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam a garantia de seus direitos de cidadania, podendo ser: governos estaduais, prefeituras, associações, entidades assistenciais e de apoio à luta por direitos, sistema judiciário e presidiário, sistema de saúde, empresas, sindicatos, sistema previdenciário, Organizações Não Governamentais (ONGs), centros comunitários, escolas, fundações, universidades, centros de pesquisa e assessoria, entre outros.

DIFERENÇA ENTRE SERVIÇO SOCIAL, ASSISTENTE SOCIAL, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ASSISTENCIALISMO

Assistente Social é o profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Estado em que trabalha.

Assistência Social é uma política pública prevista na Constituição Federal, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Art. 1º. A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Constituindo-se como uma das áreas de trabalho de Assistentes Sociais.

Assistencialismo é a forma de oferta de um serviço por meio de uma doação, favor, boa vontade ou interesse de alguém e não como um direito.

 PERFIL PROFISSIONAL E COMPETÊNCIAS

O Curso de Serviço Social da FAMAZ tem o seguinte perfil do egresso: profissionais com habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-político, comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão, com habilidades e competências necessárias ao exercício profissional para atuar junto às demandas do serviço social.

O profissional de Serviço Social atua em diferentes áreas de políticas públicas executadas pela esfera estatal, assim como na iniciativa privada e em ações assistenciais- educacionais desenvolvidas pelo chamado terceiro setor. O assistente social realiza um conjunto de ações técnicas com os segmentos contemplados pelas diferentes políticas, planejando programas e projetos e sendo executor destes na sua especificidade técnica.

MATRIZ CURRICULAR

Para realizar o download da matriz curricular: matriz curricular
CURSO: Serviço Social

DURAÇÃO DO CURSO: Mínima: quatro anos (oito semestres)

Carga horária total: 3.000 horas.

TITULAÇÃO: Bacharel em Serviço Social

UNIDADE – VAGAS (TURNOS)

Total de vagas anuais: 200 vagas, com duas entradas anuais; 50 por turno (vespertino e noturno).

COORDENAÇÃO: Profª. Msc. Laira Vasconcelos dos Santos

Assistente Social (CRESS/PA 5793), Advogada (OAB/PA 21.303), Bacharel e Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA/ICSA (2013-2015); Especialista em desenvolvimento urbano, políticas públicas e ordenamento territorial, pela UFPA/NAEA (2012); graduada em Serviço Social pela UFPA (2011) e no curso de bacharelado em direito pela Faculdade Ideal (2015). Atualmente exerce a função de Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Atuou como advogada na Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB/PA) e no Cartório de Registro de Imóveis do Segundo Ofício de Belém. Com experiência na área de Direito Público, especificamente Direito Civil, Urbanístico, Fundiário e Ambiental e principalmente na área de Políticas Públicas, na política de habitação (produção, distribuição e regularização fundiária).