Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES – ENADE

O QUE É O ENADE?

O ENADE avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados, está regulamentado pela:
• Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
• Portaria Normativa nº. 6, de 27 de março de 2013 (Regulamenta o Enade 2013)
• Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010)

QUAL O OBJETIVO DO ENADE?

O objetivo do ENADE é subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

QUAL O OBJETIVO DO ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

QUAIS OS INSTRUMENTOS BÁSICOS DO ENADE?

• A prova;
• O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
• O questionário do estudante; e
• O questionário do coordenador(a) do curso.

COMO SÃO DEFINIDAS AS ÁREAS QUE SERÃO AVALIADAS NO ENADE?

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

CICLO VERDE (2013/2016/2019)

Bacharelados: nas áreas de Saúde, Agrárias e áreas afins: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social e Zootecnia.

CST dos Eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança (Agronegócio; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental; e Radiologia).

Grupo AZUL (2014/2017/2020)

Bacharelados nas áreas de Ciências Exatas e áreas afins: Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal;

CST dos Eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial (em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores)

Grupo VERMELHO (2015/2018/2021)

Bacharelados: nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia, Turismo).

CST dos Eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural e Design (Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, logística, Marketing, Processos Gerenciais).

QUAIS OS ESTUDANTES HABILITADOS AO ENADE 2017?

• Concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até junho de 2018 e que tiverem concluído no mínimo 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.
• Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2017 e que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

O ESTUDANTE HABILITADO AO ENADE É OBRIGADO A PARTICIPAR DO EXAME?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.

QUAL A SITUAÇÃO DO ESTUDANTE CONCLUINTE, HABILITADO AO ENADE, QUE NÃO REALIZAR A PROVA?

O estudante concluinte, habilitado ao Enade 2017, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

VOCÊ SABE O FORMATO E O NÚMERO DE QUESTÕES DA PROVA ENADE?

A prova ENADE será executada ao longo de 4 horas de duração, possui 40 questões, das quais 10 questões compõem a Formação geral (8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas), perfazendo um total de 25% da nota da prova, e 30 questões referentes à formação específica da área (27 questões de múltipla escolha e 3 discursivas), que tem peso de 75% na nota.

ONDE POSSO ENCONTRAR OS RELATÓRIOS PRODUZIDOS A PARTIR DO ENADE?

Na página do Inep clicando aqui, no menu correspondente ao Enade, estão disponíveis todos os relatórios produzidos a partir da aplicação do Exame.

DÚVIDAS FREQUENTES :

CLIQUE AQUI

ENADES ANTERIORES