Portal do Egresso

Famaz

23/09/2015, 18:34 - Por Miguel Ferreira

FAMAZ realiza Dia da Responsabilidade Social com participação de Egressos

No dia 19 de Setembro de 2015, a comunidade Vila da Barca recebeu de braços abertos o projeto Conexão, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Alunos, egressos e professores, promoveram para os moradores uma manhã cercada de serviços e lazer.

O Dia da Responsabilidade social é um projeto nacional desenvolvido pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) e possibilita a concessão do Selo de Responsabilidade Social, conquistado pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) em 2015/2016.

Atividades como as desenvolvidas pela FAMAZ contribuem para tornar futuros profissionais socialmente responsáveis. É o caso de Luelma Santos, discente do 1º semestre de Enfermagem, e não se arrepende de ter escolhido se graduar na FAMAZ. ‘‘Particularmente gosto muito de ações como essa, que ajudam comunidades carentes. Eu sempre gostei de me colocar no lugar dos outros. Escolhi Enfermagem justamente para cuidar do próximo. Moro em Castanhal, e venho e vou todos os dias. Estudo no período noturno, mas apesar do sacrifício diário, vale a pena.’’, afirma.

A escolha pela Vida da Barca não foi em vão. O lugar tem diversos problemas sociais, como a falta de saneamento básico, desemprego, segurança pública e moradia. Atualmente, no local residem 2.400 famílias carentes. Roseane Soares é um dos membros da Associação dos moradores da Vila da Barca e reconhece a importância do projeto. ‘‘Esse evento trouxe mais conhecimento e serviços para a comunidade. Os próprios moradores reconhecem os benefícios que a FAMAZ trouxe e reconhecem que a associação está trabalhando para a melhoria da comunidade, organizando eventos e contando com parcerias sérias como a FAMAZ.

A manhã do dia 19 de setembro, agitou moradores de todas as idades, como as crianças, que não tem opções de lazer. Patrícia Tavares é moradora do local e logo cedo trouxe a neta para interagir no estande onde aconteciam pinturas e doações de brinquedos para as crianças. ‘‘Minha neta já pintou e participou das atividades. No final ela ganhou um brinquedo e ficou muito feliz. Pra mim, esse evento deveria acontecer todos os finais de semana’’, confessou.

O senhor Dail Macarine, morador, aproveitou os serviços ofertados para fazer uma avaliação superficial da saúde. ‘‘Estou achando esse evento ótimo e os atendimentos são maravilhosos. Já verifiquei a minha pressão aqui com os alunos de Enfermagem e o serviço foi rápido e eficiente. Tenho pressão alta, às vezes preciso saber como está a minha pressão, vou ao posto e passo horas para conseguir ser atendido. Aqui foi tudo rápido e fui muito bem atendido’’, conta.

Dentre os serviços prestados para a população, o da área jurídica foi um dos mais procurados. Maria Pantoja, moradora da Vila da Barca há 52 anos, aproveitou a ocasião para tirar algumas dúvidas e receber orientações devidas. ‘‘Vim aqui hoje para resolver uns problemas familiares de herança. Procurei a orientação jurídica para me ajudarem. Esse evento trouxe melhorias para o lugar. É a primeira vez que estou participando. Já até fiz exercícios com os alunos de Educação Física. Estou amando!’’, disse.

Estefane França é aluna do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis, da FAMAZ e contou que o interesse pela ação começou de uma maneira especial. ‘‘Participo deste trabalho há 4 anos. No primeiro participei apenas pelo intuito de ganhar horas complementares, mas depois fui me envolvendo, ajudando e no ano passado, consegui o 4º lugar no ranking dos alunos que mais contribuíram e ajudaram na organização do evento. Isso só me motivou a continuar participando’’, confessa.

O local onde foram realizados os serviços do curso de Medicina estava lotado. Os discentes estavam ganhando um conhecimento prático imprescindível, é o que declarou a aluna Mércya Queiroz. ‘‘Participar do Dia da Responsabilidade Social me ajudará a ter mais experiência profissional. Está me fazendo entender e saber como agir na relação médico e paciente. Outro aprendizado fundamental através dessa ação é o ganho da prática. Estou gostando muito e na prática, tirando dúvidas’’, disse a aluna.

Durante o evento, os alunos do Pronatec FAMAZ também contribuíram para o projeto. Os alunos do curso Técnico em Vigilância e Saúde orientavam batedores de açaí e donos de mercadinhos, enquanto os alunos do curso Técnico Gerência em Saúde ensinavam os moradores a trabalhar com materiais recicláveis. A aluna Laura Lopes descreveu o sentimento de estar participando do Conexão FAMAZ. ‘‘É a primeira vez que estou participando. Estou na reta final do curso e um evento como esse só contribuirá para o meu crescimento profissional, principalmente na parte prática. Sou do grupo que irá passar orientações para os batedores de açaí, com o intuito de ajudar eles para que tenham mais higiene na hora do manuseio com o alimento’’, detalha.

Mas quem disse que o Dia da Responsabilidade Social é apenas para alunos e professores? Egressos também podem participar e contribuir com o projeto. Foi o caso de Joyce Garcia, formada em Gestão Ambiental pela FAMAZ. A egressa falou da importância do projeto e da instituição para ela. ‘‘No evento passado, quando participei do Conexão, minha equipe fez o teatro de bonecos para as crianças. Hoje, já formada, voltei para dar orientação para a equipe que está à frente do teatro de bonecos. Para mim a importância desse projeto é enorme. Eu já morei próximo a vila da Barca, conheço o dia a dia desses moradores. Conheço os poucos lazeres que as crianças daqui tem e o ambiente em que elas são criadas. Atualmente faço pós graduação na Famaz. Por já conhecer a instituição e saber da qualidade de ensino que ela possui, não pensei duas vezes, escolhi fazer a minha especialização onde tive uma excelente formação’’, diz.

ação 1 ação 2 ação 3 ação 4 ação 5 ação 6 ação 7