Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

Núcleo de Acessibilidade

O Núcleo de Acessibilidade da FAMAZ é responsável pela proposição, organização e acompanhamento de ações que assegurem as condições de acessibilidade necessárias ao ingresso, permanência, participação e autonomia de pessoas com deficiência no âmbito da instituição. Foi instituído pela Portaria COSUP Nº 031/2013, em 08 de outubro de 2013.

O Núcleo de Acessibilidade, por meio de um processo de construção coletiva, criou o “Plano de promoção da acessibilidade e dos direitos das pessoas com deficiência na Faculdade Metropolitana da Amazônia” para o atendimento a diferentes demandas e na promoção de atitudes que favoreçam a convivência com a diversidade.

Neste sentido, o Núcleo de Acessibilidade tem a função de pensar e implementar ações que promovam a acessibilidade no sentido mais amplo. Por isso, trabalha em conjunto com o Núcleo de apoio do docente e discente (NADD/NAEE), que fornece suporte psicopedagógico aos discentes com deficiência, bem como, realizando o acolhimento e encaminhamento de todas as demandas relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem, principalmente com o objetivo de favorecer melhorias nesse processo, tanto ao discente quanto para com o professor.

Recentemente, a FAMAZ foi convidada a fazer parte do Grupo de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade do Estado do Pará. O Grupo foi implantado em outubro de 2017, com o objetivo de fortalecer os núcleos de acessibilidade do Estado, por meio de fóruns permanentes e trocas de experiências acerca dos trabalhos desenvolvidos em cada Universidade/Faculdade.

Nesta perspectiva, o Núcleo de Apoio ao Docente e Discente da FAMAZ (NADD/FAMAZ) promove a acessibilidade atitudinal, acolhendo os discentes por uma equipe especializada na área da psicopedagogia e educação especial e inclusiva. Atualmente, trabalha em parceria junto ao Núcleo de Acessibilidade e é constituído por: Profa. Fabiana Ribeiro Pimentel – Coordenadora; Profa. Elisangela Cláudia de Medeiros – Psicóloga; Esp. Tatiane Rodrigues Sanches – Psicóloga; Profa. Rafaela Cristina Campos Salgado Rêgo Batista – Psicóloga e Pedagoga.

O Núcleo de Apoio ao Docente e Discente realiza todo o processo de orientação e supervisão dos discentes com deficiência e/ou outros transtornos funcionais específicos, os quais muitas vezes precisam de suporte em razão de dificuldades cognitivas, entre outras questões. Além desses profissionais o núcleo também conta com um professor com graduação em letras-libras, o qual vem promovendo trabalhos significativos no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O Núcleo de Apoio ao Docente e Discente também oferece o suporte a esses discentes promovendo a orientação junto ao corpo docente, no que diz respeito à necessidade de novas estratégias de ensino e adaptações no processo avaliativo, bem como, no favorecimento de alternativas diversificadas quanto aos instrumentos avaliativos e também do monitoramento com relação ao desempenho acadêmico dos discentes e feedback a todos os responsáveis envolvidos no processo, ou seja, discentes, professores, família e coordenações de curso.

A partir da implantação das ações propostas, serão fomentadas condições efetivas de acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes da Famaz.