Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

Comissão Interna de Biossegurança – CIBIO

A CIBIO da FAMAZ é responsável pela institucionalização das normativas de Biossegurança, mantendo informados os trabalhadores e membros da coletividade, sujeitos a situação de risco decorrentes da atividade com materiais biológicos, bem como o estabelecimento de um programa de capacitação de Biossegurança, com definição de procedimentos a serem adotados em caso de acidentes. A CIBIO da FAMAZ foi criada em 01 dia de setembro de 2016.

A CIBIO é componente essencial para o monitoramento e vigilância das atividades com OGM e seus derivados e para fazer cumprir as normas de biossegurança. Toda instituição que se dedique ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial que utilize técnicas e métodos de engenharia genética ou realize pesquisas com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados, ou mesmo, precise importar OGM e seus derivados, deverá criar uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).

Na FAMAZ não há trabalhos com OGM e seus derivados, no campo da biotecnologia, porém a instituição reconhece a necessidade de elaboração e divulgação de normas de biossegurança no âmbito acadêmico, em consonância com a legislação brasileira. Neste contexto, a CIBIO da FAMAZ realizou a atualização do “Manual de Biossegurança da FAMAZ”, disponível para a toda a comunidade acadêmica e está em consonância com o Regulamento de Utilização dos Laboratórios institucionais.

No âmbito acadêmico é realizada educação permanente sobre as normas de biossegurança, por meio de: palestras em eventos internos como a Cerimônia do Jaleco e externos; disciplinas relacionadas à biossegurança, segurança do trabalhador e controle de infecção hospitalar; além de instruções introdutórias nas disciplinas que utilizam os ambientes laboratoriais e hospitalares para prática curricular e estágio curricular. Também são oferecidas capacitações para a comunidade externa, para a conscientização de que a adoção e adesão das medidas de biossegurança são vitais para a qualidade dos serviços, tanto para o profissional quanto para o usuário, gerando uma corrente benéfica para um ambiente de trabalho limpo e seguro.