Alto contraste A- A A+
Login
Home

Famaz

Quem Conhece Faz

Iniciação Cientifica

A Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ reconhece o papel e a importância da iniciação científica e da extensão integradas ao ensino, para promoção do desenvolvimento humano, socioeconômico, conservação ambiental e para as soluções dos desafios regionais.

Nesse sentido, em Junho de 2011, a FAMAZ implantou seu Núcleo Gestor de Pesquisa em Extensão – NUPEX, com a missão estruturar, implementar e dinamizar a iniciação científica e a extensão integradas ao ensino.

Nessa perspectiva, forma-se um ciclo dinâmico e interativo em que a iniciação científica aprimora e produz novos conhecimentos, os quais são difundidos por meio do ensino e da extensão, fazendo com que esses três pilares balizadores da formação superior tornem-se complementares e interdependentes, atuando sistematicamente, assegurando a qualidade do ensino proporcionado aos discentes da IES.

Uma vez implantado, o NUPEX viabilizou a estruturação dos programas institucionais: i) de Iniciação Científica (PROIC), de Extensão (PROEX) e de Monitoria de Ensino (PROME), além de projetos integrados, organização e realização de eventos e outras atividades complementares, de maneira a garantir o investimento em todas as funções de uma instituição compromissada com seu papel na sociedade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Seleção de projetos de iniciação científica e de extensão se dá na modalidade de fluxo contínuo, obedecido a critérios estabelecidos em edital, de forma que, a qualquer momento, um docente pode apresentar projeto ao NUPEX para avaliação.

Para a monitoria, são publicados editais semestrais contendo a demanda de disciplinas ofertadas por cursos. Podem participar alunos que já cursaram a disciplina e na qual foram aprovados com média igual ou superior a 8,0 (oito). Os candidatos com inscrições deferidas são submetidos a uma prova escrita e a uma entrevista. Uma vez aprovados, podem atuar nas modalidades bolsista (remuneração mensal correspondente a R$ 200,00, cujo pagamento é realizado mediante a emissão de Carta de Crédito, por meio de ato da Diretoria Financeira que será utilizada pelo bolsista para implantação de desconto em sua respectiva mensalidade) e voluntário (sem remuneração), ambos devidamente certificados.

Edital de Iniciação Científica 2017 – FLUXO CONTÍNUO

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) apoia propostas/projetos de pesquisa  apresentados por docentes vinculados à instituição. A decisão de apoiá-los, ou não, caberá ao corpo técnico do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), e sempre será baseada em função do mérito de cada proposta. Serão priorizados projetos que objetivem otimizar os recursos disponíveis na própria faculdade que visem o desenvolvimento científico.

Proposta Fluxo Contínuo_FAMAZ_IC_23JAN16 (2)