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Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos

O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos (DHET/FAMAZ) da FAMAZ é responsável pela a realização de ações, atividades e operacionalização da inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, agregando as Políticas de Educação Ambiental e as questões associadas às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.

O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos da FAMAZ foi instituído em março de 2017 na busca da organização e efetividade das ações de ensino/pesquisa/extensão junto ao atendimento das diretrizes, conforme explicitado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos da FAMAZ possui um Plano de Ação vinculado a Política de Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos, que prevê propostas e práticas institucionais, bem como espaços de debate sobre Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos, por meio de um processo sistemático e multidimensional.

As ações serão realizadas a fim de fortalecer os princípios e impactar diretamente na efetivação do diálogo intercultural de modo a garantir o reconhecimento e a valorização das diversidades socioculturais, o combate as múltiplas opressões, o exercício da tolerância, da solidariedade, tendo por fim a construção de uma cultura em direitos humanos, comprometida com a defesa e promoção da dignidade humana e dos valores inalienáveis da pessoa, viabilizando ações éticas e socialmente comprometidas que favoreçam à pessoa humana e a formação para a vida e para convivência no exercício cotidiano dos Direitos Humanos.

Neste contexto, O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos da FAMAZ elaborou o Código de Ética da FAMAZ, de acordo com as normativas institucionais, nacionais e internacionais, partindo da premissa que ao serem respeitados os múltiplos olhares sobre o outro, é possível a sensibilização da comunidade acadêmica para a construção de uma nova ética, advinda de consciência, respeito, reconhecimento e valorização às diferenças.