Alto contraste A- A A+
Login
Home

UNIFAMAZ

Quem Conhece Faz

Estágios

A Coordenação de Estágios é responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios, dos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação do UNIFAMAZ. A coordenação acompanha o estudante da instituição na realização de seu estágio Curricular e/ou Obrigatório, e Extra Curricular e/ou Não Obrigatório, além de orientar os alunos sobre o mercado de trabalho, e fornecer informações sobre as legislações relacionadas ao estágio e demais assuntos afins. O estágio é considerado um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar, e faz parte do projeto pedagógico do curso (PPC). Ademais, o setor tem como escopo o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, o que possibilita o estudante aplicar e desenvolver os conteúdos estudados durante o curso, aperfeiçoando habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a melhor preparação para uma vida cidadã e profissional.

As novas exigências do mercado de trabalho requerem cada vez mais o desenvolvimento de habilidades técnicas – pessoais e sociais – dos profissionais. Nesse contexto, o estágio constitui como uma importante ferramenta na formação acadêmico-profissional, uma vez que possibilita a correlação entre teoria e a prática.

A IES busca em sua missão promover a integração dos discentes junto às instituições e à comunidade, por meio de estágios, oportunizando aos acadêmicos a vivência de situações reais do mercado de trabalho, dinamizando ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, com uma formação profissional de qualidade. Para o discente, o Estágio representa o elo entre instituição e empresa, possibilitando um fluxo de realimentação entre a formação acadêmica e a formação profissional.

Objetivos e Politicas

Objetivo: Estamos voltados para a organização, desenvolvimento, planejamento e execução, de tarefas que possibilitam o acesso dos alunos aos mecanismos de estágio, fazendo com que os mesmos vivenciem a prática nas empresas, e desfrutem do conhecimento acerca da cultura organizacional. Além disso, a Coordenação de Estágio atua com a captação de novas oportunidades de estágio em empresas parceiras, para proporcionar melhores oportunidades a nossos discentes.

Politicas: Buscamos um atendimento com excelência, nas questões voltadas para a prática do estágio e nas divulgações das vagas ofertadas. Formalizamos o elo entre a Instituição/Aluno/Empresa e desenvolvemos políticas de atendimento aos discentes, que estão no estágio Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. A coordenação conta com o apoio do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) – órgão acadêmico que promove atendimento pedagógico, psicopedagógico e psicossocial à IES- e das coordenações dos cursos, que promovem um relacionamento com os estudantes, executando e acompanhando programas e projetos, que contribuem para a formação dos alunos.

Modalidades de Estágios

O estágio é realizado de acordo com as características de cada curso, e executado mediante instrumento legal – convênio e termo de compromisso – firmado entre o UNIFAMAZ e as empresas. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular.

Estágio Obrigatório e/ou Curricular:

Na maioria dos cursos de graduação há uma disciplina de estágio obrigatória, que é parte integrante da estrutura curricular do curso. A duração do estágio atende a carga horária estabelecida no curso, sendo estipulada pelo projeto pedagógico.  Durante o período de estágio o aluno conta com a orientação do professor orientador, responsável por verificar o rendimento acadêmico e a assiduidade, que obedecem às normas da Resolução N.º 28/89 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIFAMAZ.

O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e busca consolidar os objetivos:

- Proporcionar ao estudante o desenvolvimento de suas habilidades, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional e societário;

- Complementar o processo ensino-aprendizagem através da conscientização das deficiências individuais, e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;

- Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, aumentando as oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade;

- Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar o caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas;

A vivência do estágio supervisionado propicia ao discente o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências necessárias à sua formação. O contexto do trabalho estimula o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso, domínio da prática e de seu papel social. A atuação no campo de estágio ainda colabora para despertá-lo nas suas afinidades por áreas específicas do curso, contribuindo com escolhas de futuras especializações.

Estágio Não Obrigatório e/ou Extracurricular:

Essa modalidade é referente ao conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante em comunidades, empresas e instituições. O Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na graduação. Os alunos podem recorrer aos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso.

Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular:

- Acelera a formação profissional;

- Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição e/ou Escola;

- Estimula a vocação para o estudo;

- Facilita a escolha da futura profissão;

- Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional;

- Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional;

- Propicia melhor relacionamento humano;

- Estimula a criatividade;

- Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.

As atribuições desenvolvidas pelos estagiários devem, obrigatoriamente, ser compatíveis com sua área de formação acadêmica, com cargas horárias de 20 a 30 horas semanais, e não isenta o aluno do cumprimento do Estágio Obrigatório/Curricular de seu curso. Pela realização do estágio, o estudante fará jus a uma bolsa-auxílio ou outra forma de contraprestação – conforme deliberação da empresa e das condições estipuladas nos instrumentos legais, firmados entre o UNIFAMAZ e as instituições concedentes.

Funcionamento

A Coordenação de Estágio está à disposição dos estudantes diariamente, e fica localizada no Bloco I, 2º Andar.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES

Turno

Entrada

Saída

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

M

A

T

 11:35

12:25

x

x

 

 

x

 

V

E

S

P

 

13h

13h50

x

x

X

x

x

13h50

14h40

x

x

x

x

x

14h40

15h30

x

x

x

x

x

15h40

16h30

x

x

x

x

x

16h30

17h20

x

x

x

x

x

17h20

18h10

x

x

x

x

x

 

N

O

T

18:10

19:00

 

 

x

x

x

 

Durante o atendimento presencial na Coordenação de Estágio, o discente pode esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio, e entregar e receber os seguintes documentos:

- Termo de Convênio de Estágio;

- Assinatura de Termo de Compromisso de Estágio;

- Relatórios de Estágios e;

- Quaisquer outras documentações pertinentes ao estágio extra.

Os estudantes são orientados a notificar a Coordenação de Estágio quando houver alteração de endereço, número telefônico, ou qualquer outra informação cadastral. Isso é fundamental para a atualização dos dados no cadastro da instituição, evitando possíveis problemas de comunicação.

Supervisora de Estágio: Isabelle Bianca Silva Barlete  e-mail: isabelle.barlete@famaz.edu.br

SEGURO DE ESTÁGIO

A Lei garante ao estagiário o direito de estar assegurado – durante a vigência do estágio – devendo constar no termo de compromisso de estágio a identificação da seguradora e o número da apólice de seguro. A Instituição de Ensino garante o seguro aos acadêmicos que desenvolvem Estágio Curricular Obrigatório. No caso do estágio Curricular Não Obrigatório, a obrigação de fornecer o seguro é da unidade concedente de estágio.

Oportunidade de Estágio

 

Mais Informações

Relatório Descritivo de Estágio

Downloads

Clique no links abaixo para fazer dowload dos Documentos/formulários: