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NADD

O que é o NADD?

O Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) é um órgão de apoio acadêmico o qual promove atendimento pedagógico, psicopedagógico e psicossocial à IES, cujas ações são de natureza interdisciplinar e direcionam-se ao atendimento dos coordenadores, docentes e discente da Faculdade Metropolitana da Amazônia. Tem por objetivo acolher, apoiar, orientar, supervisionar e acompanhar o corpo Docente e Discente, funcionando como articulador e mediador na promoção de atividades aos alunos e professores, sendo também responsável por planejar e auxiliar na execução de projetos e atividades que envolvam adequações das estratégias de ensino – aprendizagem, adaptação do currículo, acompanhamento das atividades avaliativas e a promoção da acessibilidade, através de ações voltadas aos acadêmicos com deficiência ou que apresentam mobilidade reduzida, através do acompanhamento psicopedagógico.

Conheça as Ações voltadas a Acessibilidade

O Plano de Promoção da Acessibilidade e do Direito das Pessoas com Deficiência, tem entre os objetivos o acesso e utilização dos ambientes ou compartimentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, laboratórios, áreas livres entre outros, conforme o previsto no Decreto nº5.296/04, a fim de garantir a eliminação de barreiras arquitetônicas, bem como, impedimentos atitudinais, de comunicação, informação e pedagógicos, promovendo o cumprimento dos requisitos legais, inclusive disponibilizando aos alunos o Manual Informativo sobre Inclusão no Ensino Superior (acesse aqui/ link), o qual contem informações a respeito do reconhecimento das deficiências e dicas que promoverão a sensibilização junto a comunidade acadêmica com relação a importância de garantir a participação e permanência desse público em todas as atividades acadêmicas.

 O Atendimento Psicopedagógico.

O atendimento/acompanhamento psicopedagógico tem o compromisso de promover a acessibilidade à pessoa com deficiência, durante sua permanência na FAMAZ, seja ela pertencente ao corpo docente, discente e técnico- administrativo, considerando pessoa com deficiência conforme a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, sendo assim contemplando também os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, com atenção aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades. O NADD estará planejando, orientando e auxiliando na execução de ações voltadas a essa clientela, promovendo: o atendimento psicológico/ psicopedagógico, a orientação junto ao corpo docente com relação a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem, adaptação do currículo e o acompanhamento das atividades avaliativas, assim como, a construção do Plano de Desenvolvimento Psicopedagógico desses Alunos.

     Serviços Prestados ao corpo Discente

  • Atendimento Psicológico / Psicopedagógico Individualizado;
  • Elaboração dos Planos de Desenvolvimento Psicopedagógico dos Alunos com Deficiência e outros Transtornos Funcionais Específicos;
  • Conhecimento acerca de Acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior;
  • Ambientação de novos alunos  durante a semana de acolhimento discente – PROAMBI;
  • Programas de Oficinas de Nivelamento direcionadas as dificuldades de aprendizagem,  especificamente relacionadas as áreas de leitura, análise e interpretação textual, oratória,  matemática básica,  Informática básica e metodologia da pesquisa científica;
  • Planejamento e Execução do Programa de Aprimoramento Acadêmico com o objetivo de estimular os atores do processo acadêmico ao aprendizado e a aquisição de habilidades e competências relacionadas às mais diversas áreas, a fim de que o conhecimento adquirido seja aplicado no  dia-a-dia como ferramenta em benefício da melhoria nos processos, bem como possibilitará o  desenvolvimento  para o bom convívio social. Segue abaixo alguns temas trabalhados:

ü  “Aprendendo a Estudar”: A temática irá auxiliar os alunos no desenvolvimento do interesse pelos estudos, estimulando-os a desenvolverem um método pessoal para organização da rotina acadêmica, com dicas para melhorar a atenção e o processo de aprendizado.

ü  “Gestão do Tempo”: Este assunto procurará relacionar as experiências do aluno com seu rendimento acadêmico, promovendo a identificação de possíveis distratores comportamentais, emocionais e ambientais que interferem no desempenho acadêmico;

ü  “Comunicação é Fundamental”: Este tema aborda a importância da comunicação, dando ênfase a boa comunicação (falada e escrita) e seu diferencial diante das oportunidades no mercado de trabalho e no curso do ensino superior.

ü  “Convivendo com as Diferenças”: Os alunos serão sensibilizados à reflexão sobre seus sentimentos, potencialidades e fraquezas, a partir desse exercício de autoconhecimento e reconhecimento de seus sentimentos, perceberão a importância da inteligência emocional no estabelecimento das relações no dia-a-dia.

ü  “A marca de cada um”: trabalhando a imagem profissional: Nessa temática serão abordados temas como ética, marketing pessoal e currículo profissional. Os alunos receberão dicas importantes que contribuirão na construção de seu currículo acadêmico e profissional, além de serem familiarizados com as principais etapas dos processos seletivos.

 Serviços Prestados ao corpo Docente

  • Ambientação e capacitação dos Docentes Ingressantes;
  • Planejamento e Execução do Programa de Aprimoramento Acadêmico voltado aos Professores;
  • PSD – Processo Seletivo Docente (Participação e Avaliação Psicológica);
  • Encontros de Educação Permanente com a coordenação de curso e docentes do NDE;
  • Atendimento e Acompanhamento do trabalho Docente.

 Serviços Prestados às Coordenações de curso

  • Planejamento e Execução do Programa de Aprimoramento Acadêmico e Gestão voltado às Coordenações de Curso;
  • PSD – Processo Seletivo Docente (Apoio e Avaliação Didático-pedagógica);
  • Programa de Aprimoramento Acadêmico e Gestão;
  • Atendimento e Acompanhamento das atividades da Coordenação de curso.

Composição:

O NADD configura-se pela seguinte composição:

  • Coordenador: Ma.Fabiana Ribeiro Pimentel
  • Psicólogos: Ma.Elisangela Cláudia de Medeiros
  • Esp. Tatiane Rodrigues Sanches
  • Psicopedagoga: Esp. Rafaela Cristina Campos Salgado Rêgo Batista

Horários de atendimento:

Segunda à Quinta: Manhã (8h às 11h30)

Tarde (14 às 18h)

Noite ( 18h às 21h)

MANUAL INFORMATIVO FAMAZ INCLUSÃO ENSINO SUPERIOR