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NADD

O Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) é um órgão de apoio acadêmico que tem por objetivo acolher, apoiar, orientar, supervisionar e acompanhar o corpo Docente e Discente, promovendo atendimento pedagógico, psicopedagógico e psicossocial à IES, cujas ações são de natureza interdisciplinar e, funcionando como articulador e mediador na promoção de atividades aos alunos e professores, sendo também responsável por planejar e auxiliar na execução de projetos e atividades que envolvam adequações das estratégias de ensino – aprendizagem, adaptação do currículo, acompanhamento das atividades avaliativas e a promoção da acessibilidade, através de ações voltadas aos acadêmicos com deficiência ou que apresentam mobilidade reduzida, através do acompanhamento psicopedagógico.

- Regulamento NADD – Clique aqui

PARA QUEM OS ATENDIMENTOS SÃO DIRECIONADOS?

- Coordenação de cursos;
- Corpo Docente;
- Corpo Discente;
- A Pessoa com deficiência (PCD);
- Discentes que apresentam outros Transtornos Funcionais Específicos;

SERVIÇOS PRESTADOS AO CORPO DISCENTE

  1. 1.  ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

O Atendimento Psicológico tem por objetivo orientar e tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo, acolhendo a comunidade acadêmica em relação às dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais e comportamentais.

Fluxograma do Atendimento Rotinas ( Psicológico )

2.  ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO;

O Atendimento Psicopedagógico é direcionado às demandas referentes às Dificuldades de Aprendizagem do discente, com o objetivo de estimular os atores do processo acadêmico ao aprendizado e a aquisição de habilidades e competências relacionadas às mais diversas áreas, a fim de que o conhecimento adquirido seja aplicado no  dia-a-dia como ferramenta em benefício do desenvolvimento acadêmico, bem como para o bom convívio social. Segue abaixo alguns temas aplicados à orientação discente cujo o atendimento ocorre em situações coletivas e/ou individualizadas, conforme demanda:

“Aprendendo a Estudar”: A temática auxilia os alunos no desenvolvimento do interesse pelos estudos, estimulando-os a desenvolverem um método pessoal para organização da rotina acadêmica, com dicas para melhorar a atenção e o processo de aprendizado.

“Gestão do Tempo”: Este assunto procura relacionar as experiências do aluno com seu rendimento acadêmico, promovendo a identificação de possíveis distratores comportamentais, emocionais e ambientais que interferem no desempenho acadêmico;

“Comunicação é Fundamental”: Este tema aborda a importância da comunicação, dando ênfase a boa comunicação (falada e escrita) e seu diferencial diante das oportunidades no mercado de trabalho e no curso do ensino superior.  Dependendo da demanda, os discentes são orientados à realização de oficinas de Nivelamento;

“Convivendo com as Diferenças”: Os alunos são sensibilizados à reflexão sobre seus sentimentos, potencialidades e fraquezas, a partir desse exercício de autoconhecimento e reconhecimento de seus sentimentos, percebem a importância da inteligência emocional no estabelecimento das relações no dia-a-dia. Em casos específicos, há orientações em parceria com a Ouvidoria da IES, momento em que são realizados os círculos de paz.

“A marca de cada um”: trabalhando a imagem profissional: Nessa temática são abordados temas como ética, marketing pessoal e currículo profissional. Os alunos recebem dicas importantes que contribuirão na construção de seu currículo acadêmico e profissional, além de serem familiarizados com as principais etapas dos processos seletivos.

Fluxograma do Atendimento Psicopedagógico

3. ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E OUTROS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS

O atendimento/acompanhamento psicopedagógico tem o compromisso de promover a acessibilidade à pessoa com deficiência, durante sua permanência na FAMAZ, seja ela pertencente ao corpo docente, discente e técnico- administrativo, considerando pessoa com deficiência conforme a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, sendo assim contemplando também os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, com atenção aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades. O NADD estará planejando, orientando e auxiliando na execução de ações voltadas a essa clientela, promovendo: o atendimento psicológico/ psicopedagógico, a orientação junto ao corpo docente com relação a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem, adaptação do currículo e o acompanhamento das atividades avaliativas, assim como, a construção do Plano de Desenvolvimento Psicopedagógico desses Alunos.

4. PLANO DE ACESSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR

O Plano de Promoção da Acessibilidade e do Direito das Pessoas com Deficiência, tem entre os objetivos o acesso e utilização dos ambientes ou compartimentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, laboratórios, áreas livres entre outros, conforme o previsto no Decreto nº5.296/04, a fim de garantir a eliminação de barreiras arquitetônicas, bem como, impedimentos atitudinais, de comunicação, informação e pedagógicos, promovendo o cumprimento dos requisitos legais, inclusive disponibilizando aos alunos o Manual Informativo (link do manual) sobre Inclusão no Ensino Superior, o qual contém informações a respeito do reconhecimento das deficiências e dicas que promoverão a sensibilização junto a comunidade acadêmica com relação a importância de garantir a participação e permanência desse público em todas as atividades acadêmicas.

A FAMAZ desde 2014 oferta a Disciplina Optativa de LIBRAS, além da promoção de capacitações à comunidade acadêmica.

DSCN0373_LIBRAS

5. AMBIENTAÇÃO PARA ALUNOS INGRESSANTES DURANTE A SEMANA DE ACOLHIMENTO DISCENTE

A cada semestre letivo o NADD e Coordenações de curso realizam em conjunto a Programação referente ao Acolhimento Discente a fim de promover a participação destes com a Comunidade Acadêmica da IES. Neste evento são apresentadas informações sobre todos os setores Administrativo e Acadêmico e os seus respectivos gestores responsáveis, além da apresentação breve das atividades desenvolvidas e dos procedimentos com as quais os discentes estarão periodicamente se utilizando de tais serviços prestados. Ademais, após a exposição geral dos setores, há a realização de uma palestra Magna referente às questões da Vida acadêmica, sendo posteriormente direcionados à programação específica por curso.

6. OFICINAS DE NIVELAMENTO

O NADD juntamente com as coordenações realizam o levantamento das demandas relacionadas às necessidades dos discentes ingressantes quanto às dificuldades de aprendizagem, especificamente relacionadas às áreas de leitura, análise e interpretação textual, oratória, matemática básica, Informática básica e metodologia da pesquisa científica;

Tabela das Oficinas de nivelamento

SERVIÇOS PRESTADOS AO CORPO DOCENTE

  1. AMBIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES INGRESSANTES

A formação continuada é uma das prioridades da FAMAZ em razão disso os docentes ingressantes passam por um processo de ambientação, cujo objetivo principal é promover, através de palestras e minicursos, conhecimentos acerca dos procedimentos institucionais, entre eles: questões relacionadas ao sistema informacional, protocolos administrativos, regimento interno, entre outras questões pedagógicas imprescindíveis ao bom desenvolvimento da ação docente.

Slides_Docentes Ingressantes_2017.2

  1. PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO ACADÊMICO VOLTADO AOS DOCENTES (CAPACITAÇÕES);

O NADD a partir do levantamento das necessidades junto às coordenações de curso, corpo discente e também docente, planeja periodicamente capacitações com fins ao aprimoramento dos professores, por meio de ações coletivas de incentivo ao trabalho e ao compartilhamento de experiências, bem como, de discussões e reflexões acerca das questões pedagógicas inerentes a profissão.

Slides_Docentes Ingressantes-2017.2_Procedimentos institucionais

PSD – PROCESSO SELETIVO DOCENTE (PARTICIPAÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA);

Como forma de promover a maior lisura, igualdade de condições e oportunidades e, sobretudo, de potencializar o atendimento das reais demandas dos cursos e gerar o melhor aproveitamento da carga horária do professor já contratado da FAMAZ, foi instituída a Comissão Permanente de Processo Seletivo Docente (CEPPSD), com participação da Direção Geral, de todos os coordenadores de curso de graduação, da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADI) e da equipe pedagógica do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) para o Processo Seletivo Simplificado para o cargo de professor.

  1. ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOCENTE

O NADD por meio do atendimento individualizado acompanha os professores desde o ingresso à ação docente, com vistas à orientação e supervisão nos mais diversos aspectos, entre eles: na promoção de esclarecimentos com relação à elaboração dos planos de ensino, avaliações e nas estratégias de ensino-aprendizagem. Além disso, realiza o acolhimento dos professores por outras razões pessoais de caráter emocional, mas que interferem nas atividades do dia-a-dia.

Fluxograma do Atendimento Docente

 SERVIÇOS PRESTADOS ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO

  1. 1.  PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO ACADÊMICO E GESTÃO VOLTADO ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO;

Ao assumirem o desafio de comandarem os cursos de graduação, o coordenador de curso deverá organizar pedagogicamente tudo o que diz respeito ao currículo do curso de graduação o qual irá responder gerencialmente, sendo assim, precisará apropriar-se de  conhecimentos pedagógicos específicos e dar vazão as metas mediante as avaliações externas, credenciamentos e reconhecimentos e acima de tudo devem estar preparados para liderar equipes, por esse motivo esses coordenadores são estimulados a participarem das formações voltadas tanto aos gerenciamento dos processos administrativos, liderança de equipes,  mas principalmente ao gerenciamento das questões pedagógicas próprias do cargo.

  1. 2.  ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO DE CURSO.

O NADD faz o acompanhamento permanente das Coordenações de Curso orientando e disponibilizando-se no auxilio das mais diversas questões relacionadas ao corpo docente e discente, ofertando ferramentas que colaborem na gestão dos processos dentro de uma perspectiva co-participativa.

COMPONENTES DO NADD:

O NADD localiza-se no Bloco III, térreo. Configuração da equipe:

Coordenação do NADD: Ma. Fabiana Ribeiro Pimentel

Psicólogas: Ma. Elisangela Cláudia de Medeiros; Esp. Tatiane Rodrigues Sanches

Psicopedagoga: Esp. Rafaela Cristina Campos Salgado Rêgo Batista

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

Segunda à Quinta: Manhã (8h às 11h30); Tarde (14 às 18h); Noite ( 18h às 21h)

Ramal: 222